Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
06 Jan 22

O Branding e a sua importância para uma marca

O Branding e a sua importância para uma marca

Comecemos pelo início, o que é o Branding? É uma prática de marketing, online ou offline, que consiste em uma marca criar um nome, um símbolo/design que seja facilmente identificado pelo público. Ou seja, permite aos consumidores criarem uma memória sobre aquela marca em específico, por isso, deve ser elaborado de forma a se tornar numa imagem “marcante”.

Isto passa a ser importante na medida em que, desta maneira e quando concretizado de forma eficaz e bem ponderado, o produto é distinguido e destacado em relação a outros produtos ou serviços da concorrência.

Por isso, o Branding acaba por ser de extrema importância para o reconhecimento da marca (“brand awareness”) e também possibilita que os habituais e futuros clientes saibam o que esperar da sua marca.

Uma marca é construída de forma a ser uma representação daquilo que é enquanto negócio e de como a mesma deseja ser vista pelo seu público. São várias as áreas que constituem uma marca: a publicidade, o atendimento ao cliente, merchandising, a reputação e o logótipo. Em conjunto, estes elementos criam um perfil profissional de exclusividade e uma marca que capta a atenção.

A marca é importante para qualquer negócio porque é desta forma que obtém o reconhecimento dos seus consumidores. Sendo o logotipo o elemento mais importante, pois é a “cara” da empresa, é necessário um design elaborado com profissionalismo e que seja forte, que faça com que os consumidores vejam a ética de determinada marca e aquilo que esta pretende transmitir num primeiro contacto.

Uma marca que já tenha uma presença fortemente estabelecida pode aumentar o valor do negócio, pois confere-lhe mais autoridade, oferecendo à empresa uma alavanca relativamente ao setor onde está inserida, tornando-se uma oportunidade de investimento futuro atraente, devido ao lugar que conquistou no mercado.

O branding gera mais clientes! Uma boa marca terá mais facilidade em criar negócios de referência. Uma marca com imagem forte normalmente indica que existe uma impressão positiva por parte do público em relação à empresa e, por isso, é mais provável que se alcance mais vendas devido à familiaridade e confiança que os consumidores têm em relação à marca.

Assim, podemos afirmar que o branding é uma das questões mais importantes na construção de uma marca. Aliás, a marca exige branding. Este será o motor de arranque de um negócio para que chegue às pessoas e para criar autoridade no mercado onde se insere.

Gostava que a sua empresa fizesse história?

A Brandtellers é especialista em branding. Contacte-nos e saiba o que podemos fazer pela sua marca!

Share