Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
10 Fev 17

Os Influenciadores na Atual Estratégia de Comunicação das Marcas

Os Influenciadores na Atual Estratégia de Comunicação das Marcas

Há alguns anos chamávamos influenciadores ou líderes de opinião (opinion makers) a nomes sonantes, com visibilidade, ligados, sobretudo, à Televisão ou à Rádio: atrizes, apresentadores, artistas, pivôs de telejornal, entre outras personalidades, verdadeiros ícones da moda que geravam tendências e seguidores.

Atualmente, pela partilha de protagonismo entre os media tradicionais e os media digitais, os ditos influenciadores ocupam muitos outros lugares e funções, são mais, “mexem” com diferentes targets e conseguem transpor todas as fronteiras.

A Internet veio alterar, de forma radical, o statu quo expondo realidades e desejos outrora tabú.

No que diz respeito ao mercado e às marcas, muito mudou nos últimos anos, especialmente na última década. Teve de mudar, adaptar-se a novas exigências e necessidades, a novos públicos e hábitos. O consumidor, mostra que, afinal, sabe mais e tem mais a dizer do que aquilo que as marcas querem ou são capazes de prever.

A Blogosfera torna-se um dos principais canais e fontes de comunicação no meio digital, primeiro pelos utilizadores comuns que sentem a necessidade de expressar momentos da sua vida e gostos, depois pelas marcas e profissionais de comunicação que investem no uso do blog como uma ferramenta de negócio/marketing. Mais tarde, destaca-se também a Vlogosfera e o Youtube com conteúdos mais apelativos, devido ao recurso constante ao vídeo.

A moda é um dos setores que mais tem apostado nesta vertente de comunicação, ligando-se a bloggers/vlogers/youtubers influentes que lançam tendências, promovem coleções e produtos, criam linhas próprias com o seu nome, viralizam conteúdos e aumentam exponencialmente o valor das marcas.

Em Portugal, blogs como A Pipoca Mais Doce, The French Fries, ou Blog da Carlota e vlogs/youtubers como SirKazzio, wuant ou fer0m0nas, são pesos pesados na Blogosfera/Vlogosfera nacional. Para termos uma noção mais clara dos mais influentes, podemos olhar, por exemplo para o Top 100 YouTubers in Portugal, apresentado pela SocialBalde.

São, em particular os youtubers que atualmente se afirmam como os principais influenciadores das novas gerações. Jovens, irreverentes, têm no computador e no canal que gerem e alimentam diariamente um verdadeiro trabalho que lhes confere rendimentos tão consideráveis que não equacionam, nem precisam, de outra atividade.

A liderar o ranking está SirKazzio, com mais de 3,9 milhões (sim, milhões) de subscritores do seu canal no Youtube, onde junta os videojogos ao humor. Anthony Sousa, 24 anos, licenciado em Turismo pela Universidade de Aveiro, onde reside, é um verdadeiro fenómeno, o mais influente de todos os youtubers, o que tem mais seguidores e visualizações nos vídeos publicados.

Também o Instagram e o Twitter reúnem importantes influenciadores, quer no que respeita a marcas e não só. No Twitter destacam-se, essencialmente, influenciadores da Opinião Pública, com nomes ligados a áreas como informação/jornalismo ou política.

Vejamos, por exemplo, a relevância desta rede social na campanha e em toda a comunicação do mais recente presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump.

Um pouco semelhante é o LinkedIn, uma rede feita por e para profissionais em diversas matérias, onde alguns ganham destaque como especialistas.

No Instagram, rede social que já ultrapassou o Facebook junto das comunidades mais jovens, residem também grandes exemplos de influenciadores, nacionais e internacionais, em especial, no que às marcas diz respeito. Rachel Zoe (@rachelzoe), a fashion adviser mais requisitada por estrelas de Hollywood, é figura incontornável no Instagram, com mais de 2 milhões de seguidores. Um nome que mais do que lançar e promover tendências de moda, é uma fonte de inspiração para pessoas de todo o mundo.

Na verdade, o que acontece muitas vezes é que um influenciador usa várias redes para passar a sua mensagem e ainda que uma delas possa destacar-se, o efeito estende-se em diferentes plataformas e, consequentemente, a diferentes públicos.

Porém, alguns destacam-se, de facto num determinado canal, o que acontece, sobretudo, com os bloggers ou youtubers.

As novas plataformas de comunicação – social media – assumem um poder inquestionável na atualidade. São fontes de informação e influência, como nenhuma outra, afirmando-se, assim, como componentes fundamentais na estratégia de comunicação das marcas.

Para nós, essa é uma evidência e uma prioridade. Tal poder não pode ser ignorado ou relativizado, mas sim potenciado ao máximo. Na estratégia de cada marca que gerimos, consideramos quais os melhores influenciadores sociais digitais que podem oferecer uma mais-valia aos objetivos de traçados. Por isso, consideramos sempre a criação de um grupo de influenciadores capazes de contribuir, de forma positiva para uma uma história e, consequentemente, para uma comunicação/marketing mais forte, mais eficaz.

No meio digital online, os influenciadores certos assumem, indiscutivelmente, um papel determinante no sucesso das marcas. Relacionados com o posicionamento, objetivos e área de interesse e atuação de cada marca, os influenciadores são parte integrante de cada estratégia que delineamos, desde o início.

A colaboração estabelecida entre marca e bloggers/vloggers pode traduzir-se em artigos, vídeos, passatempos, presença em eventos como embaixadores da marca, entre outras ações.

Assim, não só conseguimos ter uma opinião isenta relativamente à qualidade dos produtos de cada marca, como a estratégia tira vantagem do público que segue estes influenciadores nas diversas redes sociais.

Na Brandtellers Studio, não só identificamos os melhores opinion makers de acordo com os objetivos de cada marca, servimos de facilitadores na comunicação entre os intervenientes.

A nossa missão é permitir aos nossos clientes tirar o melhor partido do meio digital online, promovendo a proximidade, criando relações fortes em histórias que se estendem por diferentes meios e vozes, chegando a diferentes públicos e levando a marca sempre mais longe.

Share