Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
15 Nov 21

Conheça 5 Tendências do E-Commerce

Conheça 5 Tendências do E-Commerce

Com o passar do tempo e após uma pandemia que alterou o status quo, verificam-se alterações na sociedade, bem como novas tendências e preferências que surgiram em consequência. Ora, essas alterações influenciam também o mundo digital: as pessoas procuram perder o menos tempo possível com idas e vindas a certos lugares, para adquirir determinado produto, uma vez que lhes é possível, através do fenómeno do e-commerce, realizar as suas compras online.

Em 2021 essa prática tornou-se cada vez mais frequente. Por que é que estas questões são importantes para as empresas? Que tendências surgem daqui?

1. Otimização das estratégias das marcas
Uma vez que os métodos de publicidade tendem, cada vez mais, para o mundo digital, torna-se possível através de um conjunto de métodos tecnológicos e outras estratégias, transformar dados em informação.
Hoje, existe a possibilidade de medir quase tudo: o que os consumidores estão à procura, quando o fazem, em que condições, em que dispositivos, etc.

Ao cruzar estas questões, é-nos permitido analisar as tendências do consumidor, soluções para prováveis problemas ou simplesmente melhorias a alcançar.

Todo este conjunto de informação conduz à possibilidade de adaptar e personalizar um produto ou marca, de acordo com os padrões e preferências do cliente e, desta forma, a tendência da empresa é ficar sempre um passo à frente e conseguir tomar decisões mais assertivas e rápidas, de maneira a atuar consoante os seus objetivos.

2. Chatbots
De certeza que já ouviu falar ou já se deparou com um chatbot. Esta é uma ferramenta de ajuda ao consumidor, disponível em cada vez mais websites. Qual é a vantagem? Este tipo de inteligência artificial (AI) tem a habilidade de resolver várias tarefas que são normalmente atribuídas a um dos membros da equipa: tirar as dúvidas, evidenciar algumas soluções ao cliente, responder a uma reclamação e fazer o agendamento de consultas, por exemplo.

3. Realidade virtual
A comodidade é também uma tendência. Se existe a possibilidade de adquirir um produto e experimentá-lo virtualmente, simulando a realidade física, porque não tirar partido desta vantagem? Com a necessidade de adquirir produtos sem sair de casa, a realidade virtual potenciou-se de forma a permitir experimentar os produtos, e ainda aumentando a confiança do consumidor na sua escolha. Esta tendência contribui ainda para a vertente da sustentabilidade, através da diminuição da utilização de recursos.

4. Entregas diretas, via online, sem intermediários
Com o advento da pandemia, muitos negócios se voltaram para a venda online dos seus produtos e serviços, para dar resposta comercial às suas necessidades, como foi o caso da restauração, um dos setores altamente afetados pela pandemia. Consequentemente, as lojas online têm vindo a proliferar, e complementarmente a esta realidade, também os serviços de entrega direta, associados à compra e venda online, sem necessidade de recorrer a intermediários. Esta tendência tem a vantagem de permitir ao consumidor uma experiência mais próxima e relacional com a marca, que tende assim a desenvolver também, as suas próprias aplicações.

5. Experiência Omnicanal
Para facilitar a jornada do consumidor e dirigir cada vez mais as campanhas para o digital, a tendência é possibilitar que as compras possam ser efetuadas a partir de qualquer canal ou dispositivo, e proporcionar desta forma, uma experiência muito mais contínua e coesa aos clientes.

Os visitantes desejam que as marcas consigam manter o nível de interação e de serviço em todos os seus canais de venda e de comunicação. Outro dos fatores a ter em conta nesta estratégia é a personalização de serviços: os clientes ficam na expectativa de receber informações e ofertas que vão ao encontro dos seus interesses em específico e, ainda mais importante, esperam um atendimento ao cliente realizado de forma exímia.

É importante para as empresas acompanharem as mudanças de mercado, de forma a darem resposta, em tempo útil, às exigências dos consumidores, e o universo digital é um grande aliado, uma vez que permite apreender mais rapidamente estas mudanças, através da informação que fornece continuamente, e ainda possibilita uma maior aproximação ao cliente.

A Brandtellers é especialista em Marketing Digital e Google Partner!
Contacte-nos e saiba o que podemos fazer pela sua marca.

Share