Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
02 Mai 22

5 erros a evitar no Marketing Digital

5 erros a evitar no Marketing Digital

Se já construiu a sua presença online ou está a iniciar esse processo, fique a conhecer alguns erros que deve evitar para que o seu negócio consiga descolar com sucesso no mundo digital!

Não planear uma estratégia

Comecemos pelo início de tudo: o primeiro passo antes de mergulhar no marketing digital é elaborar uma estratégia “com pés e cabeça”, adequada àquilo que queremos oferecer ao utilizador.
O planeamento é dos passos mais importantes para todas as empresas, principalmente no que toca à execução das metas de marketing digital. Se não tiver uma estratégia a cumprir é provável que os objetivos se tornem dispersos.

O que é que este planeamento deve conter?

Análise-diagnóstico da empresa, do mercado e da concorrência;
Análise SWOT (Forças, fraquezas, oportunidades, ameaças);
Estabelecer objetivos;
Decisão de opções estratégicas;
Marketing mix (Os 4 P’s);
Avaliação e atualização do plano de marketing;
Plano de contenção.

Negligenciar a presença online da marca

A sua presença no mundo online é fundamental para que o crescimento do negócio aconteça, seja qual for a sua área ou dimensão da empresa em si.
Não investir na presença digital do seu negócio é um dos erros mais frequentes nas PMEs em Portugal.
Como já foi destacado em momentos anteriores, uma boa presença online pode aumentar o alcance e criar mais oportunidades de negócio.

Não ter em atenção a jornada do cliente

Ao fazer uso do Marketing Digital é necessário ter em consideração a jornada do cliente. Algumas empresas deixam essa questão de lado, esquecendo que, em cada etapa dessa jornada, há coisas a ter em atenção e a implementar. É importante perceber em que estágio o nosso possível cliente está, para também poder atuar tendo isso em conta! Quais são as fases desta viagem do consumidor?

Descoberta (do produto/marca/serviço)
Consideração
Compra

Se não entender a jornada do cliente, pode ocorrer a infelicidade de criar conteúdos que não vão ao encontro das suas buyer personas.

Não investir em SEO

É crucial para o site de uma empresa investir em SEO, uma vez que é desta forma que a página online aumenta a sua visibilidade e constrói credibilidade e confiança.

Sites que não trabalham corretamente nestas práticas tendem a cometer erros que, em vez de reforçar a sua marca, fazem exatamente o contrário.
Por isso, há que ter atenção: às palavras-chave que utiliza, ao link building que tem de ser trabalhado com naturalidade e otimizar.

Não monitorizar os resultados e métricas

Se não medir e avaliar resultados e nem sequer utilizar métricas que o auxiliem a perceber em que ponto está, é como se caminhasse sem rumo e sem objetivos.
Ao não existir uma avaliação dos resultados, nunca terá a possibilidade de perceber onde é que pode estar a falhar, o que é que pode melhorar e o que realmente está a resultar e pode ser mantido.

Estes são apenas alguns dos erros mais comuns que muitas empresas cometem no seu percurso dentro do Marketing Digital. Há muitos outros erros que são frequentemente cometidos e que não permitem às marcas florescerem como elas merecem. Por isso, é essencial apoiar-se em profissionais que ajudem a sua empresa a entrar no caminho do sucesso.

A Brandtellers é especialista em Marketing Digital e Google Partner!
Contacte-nos e saiba o que podemos fazer pela sua marca.

Share