Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
05 Abr 21

Guia do E-commerce interativo: como ouvir a Voice of Costumer?

Guia do E-commerce interativo: como ouvir a Voice of Costumer?

Na era em que a pandemia reestruturou a forma como vivemos, as lojas digitais viram a luz dentro de si… a possibilidade de impactar ainda mais o seu público! Nesse sentido, a importância de analisar e reconhecer o impacto e os benefícios do e-commerce interativo é essencial, juntamente com aprender a aplicar esse elemento de forma correta e estratégica, para gerar os melhores resultados possíveis.

O covid-19 veio acelerar até dois anos a compreensão, adoção e adaptação de e-commerces, ou seja, veio demonstrar que cada vez mais, as empresas se irão tornar em plataformas de vendas no universo digital… muito antes do que era esperado!

Os benefícios do E-commerce interativo!

Cada vez mais o e-commerce interativo se transforma numa hipótese interessante a considerar para catapultar as vendas online, tendo em conta que promove e garante, ao cliente, uma experiência de compra significativamente mais atrativa! Apostar no e-commerce é um passo extremamente valioso que a sua marca pode trilhar, de forma imediata, através da implementação de diferentes formatos de conteúdo interativo, para que consiga competir no mercado tradicional!

Prosseguimos e apresentamos alguns dos benefícios do e-commerce interativo:

  • Constrói a sua comunidade: o comércio online solidifica um público, através da oferta de produtos de interesse, significativos e diferentes da concorrência, e garante uma experiência mais agradável a quem visita a sua marca no digital. Mais cedo ou mais tarde, o público que reconhece essas qualidades eventualmente realizará uma compra e tornar-se-á cliente regular. Esta atratividade da interação confirma que este comércio proporciona mais e melhores oportunidades de negócio, catapulta as possibilidades de fidelização e retenção de clientes e penetração mais forte no segmento do mercado onde se insere ou pretende inserir.
  • Reúne todas as informações de interesse: conteúdo interativo é aquele que estimula as respostas e a participação de um público, assim, serão fornecidas informações importantes e dados sobre os gostos e preferências do mesmo. Essas informações são valiosas para que a sua empresa consiga otimizar os processos comerciais e promover o seu crescimento.
  • Catapulta o tempo médio de permanência na sua página: o e-commerce interativo está intimamente conectado a uma melhor experiência do público. Consequentemente, as lojas online incentivam o público a permanecer durante um maior período de tempo nas suas páginas. Seguindo a lógica, quanto mais tempo o cliente permanecer no seu website, melhor! Significa que as probabilidades do cliente realmente comprar algo, foram impulsionadas.

“E como obtenho esses benefícios?”, pergunta. Através de estratégias!

Para isso, aqui vão umas dicas:

  • Simuladores virtuais: um dos “contratempos” do comércio digital é que, por ser virtual e remoto, não existe a oportunidade do cliente experimentar os produtos e serviços que deseja, não é algo tangível como no comércio tradicional. Felizmente, se a sua empresa apostar no e-commerce interativo e incluir simuladores virtuais, não terá esse argumento contra si!
  • Vídeos interativos: tudo o que é conteúdo audiovisual estimula de forma mais pujante o feedback, e isso ajudará a sua empresa a compreender o comportamento e preferências de todos os clientes e públicos que, de facto, interagiram com esse tipo de conteúdo! Para além de que é o formato ideal para expôr os seus produtos num contexto real, o que gera confiança e melhora a experiência audiovisual.
  • Questionários: um quiz interativo é um formato capaz de recolher informação sobre o nível de conhecimento do cliente acerca do produto ou tópicos de interesse que a sua empresa tem para oferecer! Assim, terá a possibilidade de ajustar, adaptar e conduzir os seus processos comerciais e de venda às necessidades reais dos clientes, acabando por otimizar os recursos e gerar um maior volume de oportunidades de negócio.

A importância de ouvir a Voice of Costumer

A Voice of Costumer, ou Voz do Cliente, é um conceito de marketing que se baseia nas necessidades, expectativas e opiniões expressas por parte de um cliente em relação à sua interação com a sua empresa, centrando-se nas seguintes key-questions:

  • “O que deseja o cliente?”
  • “Do que precisa?”
  • “O que exige?”
  • “O que realmente estimula o cliente?”
  • “O que é que o cliente espera da nossa parte?”

A partir do momento em que o consumidor se sente ouvido, é a partir das suas escolhas e opiniões, que ajustes e melhorias são feitos, para aumentar a hipótese de o tornar num cliente satisfeito, em alguém que irá espalhar a palavra… e num cliente que irá voltar! Quando esse feedback é tido em consideração por parte das empresas, a sua identidade é impactada de forma extremamente positiva, obtendo uma imagem otimizada no segmento de mercado onde se encontra. Para além da retenção de clientes e da imagem mais positiva aos olhos do público, realmente ouvir a sua voz e a sua opinião permite catapultar o engagement, a partir da fidelização dos clientes e da motivação para comprar mais.

“Como posso ouvir a Voice Of Costumer?”

É através de ferramentas como a pesquisa de satisfação que a sua empresa demonstra o valor que a opinião dos clientes acarreta para um futuro otimizado e uma experiência cada vez melhor. Pode recorrer, também, a entrevistas! São usadas para construir o perfil da persona do consumidor, ou seja, um perfil semi-fictício do cliente ideal. Assim, consegue gerar mais valor perante o cliente, isto porque se sente especial por fazer parte dos processos de decisão da empresa.

Porque não optar por uma avaliação aos comentários e interações online? Atualmente, as marcas podem e devem tornar-se em entidades sociais de relevância no universo digital, ao gerar comentários, avaliações e mensagens em torno delas próprias. Todas essas interações no online fazem parte da Voz do Cliente, pelo que é importante estar atento às mesmas!

Chats ao vivo! A era em que vivemos é a era da mensagem instantânea, o cliente não se encontra disposto a esperar dias, ou às vezes até semanas, por uma resposta. Com isto, os chats ao vivo são uma solução interessante e atrativa para realmente ouvir a Voz do Cliente, receber opiniões e inputs. A todo o momento deve ser garantido um acompanhamento constante e devem ser tecidos diferentes locais destinados à interação, durante a experiência com uma empresa, que permitam analisar, determinar e compreender o que o cliente pensa e sente!

A pandemia, o confinamento e o distanciamento social vieram acelerar algo inevitável, o impulsionamento e expansão do e-commerce.

A Brandtellers é especialista em marketing digital e Google Partner. Contacte-nos e saiba o que podemos fazer pela sua marca.

Share