Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
20 Set 19

A Importância do Marketing Digital na Indústria do Vinho

A Importância do Marketing Digital na Indústria do Vinho

A indústria do vinho tem vindo a tornar-se mais competitiva do que nunca. Devido à grande variedade de marcas existentes de vinhos, torna-se difícil diferenciar da competição, pelo que fazer “um bom vinho”, deixou de ser suficiente.

Então, como pode uma marca de vinho distinguir-se? Através do marketing digital. O marketing digital é a ferramenta mais eficaz para os negócios B2B2C, sendo que possui inúmeras vantagens, as quais vamos discutir aqui:

Permite Alcançar Facilmente o Consumidor

Uma das grande vantagens do marketing digital na indústria do vinho é que permite uma maior facilidade para a marca de alcançar o consumidor. Os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, permitem que o conteúdo digital esteja sempre disponível para os utilizadores, que por sua vez, ajuda as marcas a comunicarem com os consumidores, a qualquer hora e em qualquer lugar, fornecendo sempre uma comunicação relevante, importante e de interesse ao consumidor.

Permite Conhecer o Consumidor

Ter uma presença online onde se pode comunicar com o consumidor, torna possível um aprofundamento do consumidor, perceber o que este precisa e eventualmente apresentar-lhe uma solução. Assim, o consumidor sente que a marca realmente entende as suas necessidade e poderá resultar numa ligação entre as duas partes.

Permite uma Relação Mais Próxima Com o Consumidor

Outrora, alcançar os consumidores poderia ser uma tarefa difícil, mas na atualidade, com o surgimento das redes sociais, tornou-se relativamente fácil comunicar com o consumidor. Com a publicidade online nas redes sociais, é possível comunicar uma mensagem a um público que está genuinamente interessado naquele setor. 

As redes sociais detetam padrões de gostos dos consumidores e apresentam-lhes temas do seu interesse. No caso do vinho, as campanhas publicitárias serão apresentadas a pessoas cujo interesse resida na enologia, wine tasting, entre outros.

Uma grande parte dos consumidores da atualidade estão presentes nas redes sociais e utilizam as mesmas para procurarem conteúdo que considerem relevante e entretido.

Aqui, o marketing de conteúdo torna-se uma ferramenta muito útil para as marcas, dado que permite criar uma comunicação contínua e relevante para os consumidores e, permite ainda, contar a história da marca ou dos seus produtos nos vários meios digitais (Transmedia Storytelling), o que resultará no alcance do público-alvo desejado.

Permite Alcançar um Mercado Global

Enquanto que o marketing tradicional tem certas limitações, o marketing no meio digital permite alcançar o público-alvo em qualquer localização desejada. 

Isto significa que, se estiver pronto a expandir o seu negócio de vinhos para um ambiente internacional, terá uma maior facilidade em fazê-lo.

Por outro lado, se já estiver presente em vários mercados internacionais, o marketing digital permite criar uma forte ligação nessas mesmas localizações.

Na Brandtellers, especializamo-nos em transmedia storytelling, ajudando a ativar as marcas no meio digital. Temos ajudado algumas marcas de grande renome na indústria dos vinhos a alcançarem os seus objetivos estratégicos e teremos todo o gosto em ajudá-lo a si também.

Fique a conhecer alguns destes nossos projetos aqui.

Share