Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
16 Abr 21

MARKETING SUSTENTÁVEL: O NOVO MELHOR AMIGO DO PLANETA E DAS EMPRESAS

MARKETING SUSTENTÁVEL: O NOVO MELHOR AMIGO DO PLANETA E DAS EMPRESAS

Os debates sobre práticas sustentáveis a implementar e a consciência ambiental, levam o consumidor a estar mais atento aos produtos que consome e aos serviços em que decide apostar! Assim, existe uma exigência maior no que diz respeito à comunicação e estratégias socioambientais. Na prática, esta realidade impacta diretamente nas empresas, que, neste preciso momento, repensam as suas estratégias através do marketing sustentável.

Esta mudança só ocorre em resposta às exigências dos consumidores. Uma pesquisa da Opinion Box revelou que os consumidores atribuem mais valor às empresas que praticam hábitos em prol do meio ambiente!

Porque deve apostar no marketing sustentável?

  • 95% das empresas e consumidores preocupam-se com a preservação do meio ambiente e apostam na sustentabilidade (PwC, 2015)
  • 87% dos consumidores apostam nas empresas sustentáveis (FIEP, 2019)
  • 54% dos consumidores, com frequência, preferem marcas com valores “verdes” (Opinion Box, 2017)
  • 42% dos consumidores pensam nas práticas sustentáveis de uma empresa ao comprar um determinado produto (Opinion Box, 2017).

Como pode beneficiar do marketing verde?

Ao incorporar estratégias de marketing verde na sua empresa, demonstra a sua preocupação com o estado do planeta e com os padrões de consumo perante os seus consumidores e público-alvo. Em consequência, o marketing verde realmente ajuda a criar um fator diferenciador a nível competitivo em relação à sua concorrência!

Quando a sua empresa realça esta tão necessária consciência ecológica, atrairá consumidores com o mesmo mindset e com os mesmos valores e práticas.

A longo prazo, é um tipo de investimento que, de facto, tende a gerar uma melhor economia para a sua empresa, dado que existe um enorme engagement dos consumidores no que diz respeito às práticas sustentáveis, que preferem pagar mais caro pelo produto que a sua empresa oferece! A sua empresa ganha, deste modo, a brand awareness que deseja atingir, transmitindo uma postura séria, fixa e comprometida com um futuro melhor, para além de uma economia otimizada.

Não menos importante… permite nutrir os relacionamentos que detém com os seus consumidores e possíveis consumidores!

Iniciativas e dicas…

  • Sempre que possível, economize água, incluindo no processo de criação do produto;
  • Pesquise programas e instituições que contribuam para a redução da poluição, procurando colaborar com pelo menos um deles;
  • Aposte em embalagens recicláveis e evite usar materiais não-biodegradáveis;
  • Substitua produtos ou serviços que poluem o meio ambiente por alternativas eco-friendly;
  • Nunca se esqueça dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar;
  • Recorra aos selos verdes (certificação ambiental) para oficializar a sua preocupação com a sustentabilidade;
  • Trabalhe com fornecedores ecologicamente corretos.

O número das empresas que reconhecem a importância do marketing sustentável está em constante crescimento! Atraia um novo público, contribua para uma melhor qualidade de vida a nível ambiental e, claro… economize!

Share