Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
20 Mai 24

Meme Marketing? Nós explicamos!

Meme Marketing? Nós explicamos!

Quem nunca olhou para um meme e pensou “É isto mesmo!”?
Incluir memes na estratégia de comunicação, além de trazer o lado mais humano de uma marca, é também uma forma eficaz de o aproximar ao seu público. A esta técnica dá-se o nome de Meme Marketing!

Descubra o que é e como funciona neste artigo.

 

Meme Marketing? Nós explicamos!

Com o surgimento da internet e, sobretudo, das redes sociais, os memes rapidamente fixaram o seu lugar de destaque. Por serem imagens, vídeos ou até gifs de carácter informal e divertido, atraem a atenção e são facilmente partilháveis. O seu alcance tornou-os aliciantes para as marcas a nível digital e não é difícil perceber o porquê.

Sucesso sobre rodas: o caso da Flixbus no TikTok

Com a volatilidade das tendências online, algumas marcas decidiram mudar a forma como criavam conteúdo para as redes sociais e a Flixbus é um exemplo perfeito dessa adaptação. Com uma estratégia irreverente, à base de memes e direcionada para os gostos do emergente consumidor da Geração Z, meteram prego a fundo e os resultados não tardaram a aparecer.

Mais de 650 mil seguidores e 12 milhões de gostos no Tik Tok , 270 mil no Instagram e muitas publicações virais à mistura, a empresa de transporte alemã foi exímia em adaptar o conteúdo ao cliente, fazendo com que se sentisse visto. Este é um desses exemplos:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by FlixBus (@flixbus)

Lidl Portugal, originalidade com tempero nacional

Apesar de voltar a estar em destaque no relatório do Agency Scope, o Lidl Portugal já é conhecido pela sua diferenciação na criatividade, humor e perspicácia, com o timing e equilíbrio perfeitos. As publicações criativas, às vezes até provocadoras, não passam despercebidas precisamente pelo seu humor e astúcia. Agarrando o público pela conexão pessoal e emocional, usa os seus produtos ou momentos da atualidade como gancho de comunicação. No caso que mostramos abaixo, usando uma personagem bastante conhecida do imaginário popular português.

A consistência e irreverência constante da marca Lidl Portugal transforma-a num exemplo de adaptabilidade em comunicação e marketing.

KFC, uma reviravolta crocante

Por ser uma faixa etária com relevância na indústria alimentar, o KFC quis garantir que agarra a Gen Z pelo Marketing. Ao entrar na rotina, e assemelhar a sua comunicação com o conteúdo consumido, em alguns países, o gigante de fast food passou a falar um dos dialetos favoritos desta geração.

No caso da KFC Portugal e KFC Espanha, a mudança foi drástica e contrastou bastante com o tipo de comunicação utilizado anteriormente. As publicações à base de memes começaram no Tik Tok e rapidamente escalaram para o Instagram.

A ligeireza nas criações, os memes e as referências à cultura pop chamaram a atenção. Uns acham demasiado, brusco e desadequado, o certo é que a rendição aos memes tornou-se uma prática nas redes sociais do KFC Espanha, KFC Portugal e até da própria KFC EUA.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by KFC (@kfcportugal)

 

View this post on Instagram

 

A post shared by KFC (@kfcportugal)


Fique a par do mundo digital com a Brandtellers. Somos especialistas em Marketing Digital e Storytelling!

Share