Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
04 Jan 21

O PODER DO BRANDING DIGITAL

O PODER DO BRANDING DIGITAL

Já parou para pensar no porquê de a sua marca aparecer nos pensamentos dos seus públicos? Ou no porquê de a sua marca ter uma presença forte, ou não, em relação à respetiva concorrência?

Para contextualizar, branding é a gestão de uma marca, ou seja, tudo o que envolve a administração, o desenvolvimento, o marketing e o planeamento. É este conceito que constrói e solidifica a confiança dos consumidores em relação às empresas.

Necessário ressalvar que não se trata apenas da identidade visual de uma empresa, é todo um conceito baseado na cultura organizacional, que norteia a maneira como uma empresa se relaciona com os seus diversos públicos.

Assim, o branding está conectado a todos os atributos e dimensões de cada empresa, relacionando-se com o processo de criação de valor das mesmas, e deve ter início na área administrativa e ser disseminado entre todos os colaboradores, pois quem constitui e personifica uma empresa são as pessoas!

Procura dicas para uma boa estratégia de branding? Apresentamos-lhe algumas!

Atributos e benefícios: é essencial saber quais são os atributos e benefícios do produto/serviço em questão e reconhecer quais as características que diferenciam o que a sua empresa tem para oferecer, daquilo que a concorrência oferece, assim é possível compreender como traçar a melhor ação de marketing.

Posicionamento: é muito importante analisar de forma minuciosa o público-alvo a atingir, considerando sempre o que ele procura e deseja, quais são os seus hábitos ou as suas expectativas e, assim, estabelecer um diálogo. Ao conhecer bem o seu público-alvo, está a garantir uma comunicação muito mais eficaz e, consequentemente, o diálogo é convertido em algo mais humano e menos comercial.

Identidade visual: a construção de uma identidade visual de uma empresa é considerada uma das etapas mais relevantes e importantes, isto porque é esse elemento que acaba por representar o seu produto/serviço, atribuindo-lhe características específicas que criam impacto na mente dos consumidores.

Estratégia online: o universo digital é um espaço mais acessível e democrático, concentrando um número em constante crescimento de pessoas, acabando por ser fundamental no que diz respeito à visibilidade e brand awareness de uma empresa. Definir uma estratégia online otimizada e delineada para os seus objetivos em específico, revela-se uma opção para o sucesso da sua empresa, a nível digital.

… quatro erros do branding digital que podem afetar a sua empresa, e devidas soluções!

Discussões com consumidores: a palavra que define o branding digital é a conectividade, ou seja, discutir nas redes sociais com o consumidor nunca é uma boa prática e não revela boa ética por parte da empresa. É importante manter a postura profissional e ultrapassar este tipo de momentos conturbados e direcionar os esforços para a resolução do problema, da melhor maneira possível.

Falta de atendimento: esta ocorrência demonstra ausência de profissionalismo, negligência e despreocupação perante o cliente, por isso, é de extrema relevância a definição de prazos e a otimização de processos. Após esses processos, o cliente ficará ciente de que o processo de atendimento está em andamento, mesmo sendo informado que a solicitação possa demorar um pouco.

Falhas nos processos de venda: os consumidores exigem agilidade e rapidez! Considerando o facto de que a internet possibilita a ação de se agilizarem inúmeras compras em apenas uns cliques e uma pequena falha pode impactar negativamente a imagem da sua empresa, é essencial monitorizar os seus meios de venda online, a fim de identificar e solucionar qualquer problema encontrado.

Demasiado conteúdo: sim, existe tal coisa como “demasiado conteúdo”, pois este consegue tornar-se repetitivo e cansativo para o público. É recomendada uma delimitação do número de publicações, incluindo a frequência com que serão publicadas e quando se pode abrir mão para uma possível exceção.

Compreenda que o poder do branding constitui um dos super-poderes do marketing digital, e este em específico tem a capacidade de construir e re-construir uma marca na sua totalidade, gerar confiança e desenvolver relacionamentos com os públicos, e quando bem planeado, nutrir os mesmos de forma duradoura!

A Brandtellers é especialista em marketing digital e Google Partner. Contacte-nos e saiba o que podemos fazer pela sua marca.

Share