Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
24 Nov 20

O PODER DO STORYTELLING

O PODER DO STORYTELLING

Storytelling, a palavra desconstruída é story, que significa história, e “telling“, contar. Mais do que uma narrativa, storytelling é a arte de contar uma ou mais histórias recorrendo a técnicas de escritores, para que a mensagem a transmitir seja inesquecível!

Perante a incansável quantia de conteúdos à qual somos submetidos todos os dias, é necessário que exista um fator diferencial que distinga o seu conteúdo, destinado para o seu público, dos restantes, para que não se torne “apenas mais um”.

As histórias geram emoção, identificação e engagement, captando a atenção de quem está atento e observa, razão pela qual as técnicas de storytelling são preciosas quando bem aplicadas!

… o storytelling e o digital – the perfect match!

É preciso apostar em criar conteúdo único, diferente e surpreendente, podendo até ser sobre um tema de conhecimento geral ou sobre um tema “muito falado”. Desde que esse conteúdo transmita a sua perspetiva, isto é o que o tornará especial e apelativo para o seu público!

Na realidade é muito mais do que isso. Ao fundir o storytelling com o digital, as histórias conseguem levar o leitor numa viagem de sensações, que só é possível através de um storytelling bem sucedido. As histórias geram identificação, despertam emoções, entranham-se em quem as lê, seduzindo o lado emocional e despertanto memórias no leitor.

…quer a “receita” para um bom storytelling?

A mensagem é o primeiro ingrediente, seja em livros ou no digital existe conteúdo atrás de conteúdo, no entanto, são escassas aquelas mensagens que marcam de verdade e que ficam gravadas na memória das pessoas.

É muito importante que este processo aconteça num lugar específico, no ambiente certo, onde a sua descrição bem estruturada facilita o processo de despertar emoções no público.

O terceiro ingrediente é a personagem, quem percorre a jornada e sofre uma transformação, transmitindo assim a mensagem desejada! No entanto, para chegar a essa transformação, a personagem deve ultrapassar o último ingrediente:

O conflito, que deve ser elaborado o suficiente para que exija essa mesma transformação na personagem.

… aplicar o Storytelling no Marketing!

Um storytelling de sucesso cativa o seu público, cria uma ligação emocional, gera brand awareness e catapulta as suas vendas!

Ao aplicar o storytelling nas suas estratégias de marketing, fica consideravelmente em vantagem em relação à concorrência. Ao escolher estrututar o seu conteúdo está a escolher transformá-lo numa viagem de emoções, numa história com começo, meio e fim bem evidenciados pelas suas ideias.

E há sempre histórias para contar, sobre a marca, o seu universo, as pessoas por trás da marca, os clientes, fornecedores, a cadeia de acontecimentos, e toda a panóplia de sentimentos e emoções inter-relacionadas com os quais o ser humano se identifica. Ainda que todos naveguemos num palco assente na esfera racional no que respeita aos negócios, o ser humano é uma complexa teia de emoções e sentimentos, que procura ânimo, motivação, inspiração e identificação em cada passo do caminho.

Então, o que é que a sua empresa deixa na memória dos seus clientes? É esse o poder do storytelling, criar memórias através da sua história!

A Brandtellers é uma agência Google Partner especialista em marketing digital. Para saber o que podemos fazer por si e pela sua marca, entre em contacto connosco!

Share