Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
17 Mai 21

O TRIO INDISPENSÁVEL DO DIGITAL

O TRIO INDISPENSÁVEL DO DIGITAL

Olhando em volta para a nossa nova realidade, aprendemos e compreendemos cada vez melhor, o real valor e importância da conexão humana.

Para as empresas que viram as suas portas físicas fecharem, as portas virtuais vieram em seu salvamento. Seja no formato de rede social, loja online/website ou publicidade online, é um facto que o comércio virtual está a dominar cada vez mais a economia, quebrando todas as barreiras físicas e alcançando um maior número de públicos.

O engagement é de extrema importância, é o fator diferenciador no que diz respeito à criação de uma estratégia digital otimizada para que seja possível aumentar tanto as vendas como a notoriedade das empresas.

É importante compreender que as necessidades e desejos das pessoas estão em constante mudança, e a comunicação digital tem de se adaptar. É nos comentários, likes e partilhas que as empresas encontram a informação que permite descobrir esses mesmos padrões. E os clientes conseguem perceber os desejos e necessidades da marca, também! Assim, a fidelização de clientes e o encontro de novos torna-se um processo mais facilitado para as empresas.

Não é só nas redes sociais que se encontram vantagens, tanto para a empresa como para o cliente, as lojas online e os websites permitem criar uma panóplia de estratégias de marketing digital a menor custo, uma vez que não exigem o mesmo investimento que uma loja física. Assim, podem desta forma, receber inúmeros clientes e dispor de um stock acrescido.

Também inserida no leque de possibilidades digitais das empresas está a publicidade online, onde é possível realizar campanhas Google Ads, campanhas de branding, marketing, entre tantas outras possibilidades! As interações e impressões dos clientes são os fatores que demonstram se essas mesmas campanhas são bem sucedidas, se a empresa deve manter esse ritmo ou se deve alterar e adaptar ao que o público pede.

Assim, destacam-se três eixos indispensáveis na sua estratégia de marketing digital:

1) MARKETING DE CONTEÚDOS (https://brandtellers.com/projects/social-media/)

Com as marcas e os consumidores mais próximos do que nunca, é possível ouvir, compreender e analisar o que estes últimos estão a dizer sobre a sua marca.

Uma estratégia inteligente deve começar com uma análise completa às redes sociais onde a sua marca está presente, desde o que os seus concorrentes estão a fazer, até ao que o seu consumidor realmente deseja. Segue-se a avaliação e a identificação de oportunidades para o desenvolvimento da estratégia. Nesta, podem estar englobadas estratégias para social media, produção de conteúdos, desenvolvimento de aplicações, análise e monitorização de resultados, para as mais diversas plataformas, das redes sociais, a blogs, broadcast, influenciadores.

2) PUBLICIDADE ONLINE (https://brandtellers.com/projects/online-advertising/)

Saiba que criar anúncios não é suficiente. Mais do que esperar que os seus clientes ajam com base em comunicações isoladas, é importante criar campanhas que falem diretamente com o target, compreendendo o que este precisa no momento e influenciando-o ao longo do processo de compra. Estas podem ir das redes sociais aos motores de busca, e no desenvolvimento das campanhas, é importante garantir que os conceitos e mensagens criativas estão alinhadas com a visão estratégica das marcas.
A publicidade online tem sido a força motriz do crescimento do setor comercial nas últimas décadas e, para as marcas crescerem, é imperativo a realização de campanhas de publicidade eficazes.

3) WEBSITES / LOJAS ONLINE (https://brandtellers.com/projects/websites-apps/)

A tecnologia tem, de facto, o poder de resolver problemas reais das marcas e empresas, ao proporcionar novas experiências que impulsionam o seu crescimento. Aplicações móveis, websites e lojas online devem ser desenvolvidas tendo em conta os diferentes dispositivos e sistemas operativos, devem ter por base todo o ecossistema digital das marcas, e ainda respeitar uma estratégia rigorosa de usabilidade. É importante ainda integrar o feedback real dos utilizadores, e recolher dados, de modo a otimizar a plataforma final, através de análises.

É um facto incontornável que o contacto digital veio para ficar, e as empresas devem criar e nutrir relacionamentos com os seus clientes. O momento é este, e a janela de oportunidade nunca foi tão urgente.

Share