Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
01 Mar 21

O UNIVERSO DIGITAL PORTUGUÊS REVELA-SE MAIS PODEROSO DO QUE NUNCA!

O UNIVERSO DIGITAL PORTUGUÊS REVELA-SE MAIS PODEROSO DO QUE NUNCA!

O universo digital está cada vez mais concorrido… e irá manter-se assim!

O estudo “Economia e Sociedade Digital em Portugal”, desenvolvido pela ACEPI – Associação Portuguesa da Economia Digital, em parceria com a IDC, confirma que, no presente momento as pessoas apostam mais em comprar nas lojas online portuguesas do que em sites estrangeiros, comportamento que estará relacionado com a crescente oferta, a nível nacional.

Conheça as tendências!

No que diz respeito às tendências nas compras online, destacam-se as refeições entregues ao domicílio e os produtos alimentares e bebidas, pesquisas que, no ano passado, não se revelavam de todo uma tendência. Outro destaque que se observa, são as categorias de equipamentos para utilização em casa, sejam informáticos ou eletrodomésticos. No entanto, nos serviços digitais, destaca-se a pesquisa referente a filmes e séries.

Sobre potenciais contratempos, a ACEPI e a IDC realçam que, quem compra e consome produtos e serviços online confia, maioritariamente, nos serviços e lojas digitais, revelando que o receio afeto ao seu uso está a decrescer. Neste contexto, as entregas em horários definidos e as entregas no mesmo dia ou no dia seguinte, são consideradas muito relevantes.

No geral, a “eficácia das modalidades de pagamento, o conteúdo e transparência da informação, os métodos de entrega e o carrinho de compras flexível e intuitivo das lojas portuguesas são considerados muito bons, demonstrando a evolução das lojas nacionais nestas áreas”.

Os números mostram a realidade!

A pandemia criou uma aceleração e acentuou as compras online, e essa tendência de crescimento de números será algo que se vai manter pós-pandemia, segundo um estudo da Intrum.

Atualmente, mais de metade dos portugueses (52%) afirma comprar mais online do que há um ano atrás, uma percentagem que se revela superior à de Espanha (46%) e à da média europeia (43%). Neste momento, 43% dos portugueses afirma querer manter este comportamento mesmo após a pandemia, um número igualmente superior à média de Espanha e à média europeia (37%).

«As compras online têm sofrido um aumento gradual nos últimos anos e a pandemia veio impulsionar ainda mais esta tendência baseada no mundo digital, em Portugal e no resto do mundo! São os jovens que mais compram online, mas esta tendência tem aumentado em todas as faixas etárias. A pandemia levou a que os portugueses criassem novos hábitos de consumo e o estudo ECPR da Intrum demonstra isso mesmo», afirma Luís Salvaterra, diretor-geral da Intrum Portugal.

Ainda relativamente aos dados deste estudo, em Portugal, a faixa etária referente ao segmento dos 22 aos 37 anos (66%) revela-se a faixa mais predominante no que diz respeito às compras online. As mulheres portuguesas (57%) compram mais online do que os homens (47%), e o mesmo se verifica a nível europeu, situando-se estes valores, respetivamente, nos 45% e 42%.

Aproveite as oportunidades que as mudanças trazem consigo e aposte no universo digital. Este é o momento certo!

A Brandtellers é uma agência Google Partner especialista em marketing digital. Para saber o que podemos fazer por si e pela sua marca, entre em contacto connosco!

Share