Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
30 Jan 20

Os 6 Passos-chave para uma Estratégia de Marketing de Conteúdos Eficiente

Os 6 Passos-chave para uma Estratégia de Marketing de Conteúdos Eficiente

O sucesso de todo e qualquer negócio passa pela construção de uma boa estratégia. Sendo o marketing uma ferramenta de gestão, a sua estratégia deve estar alinhada com a estratégia de negócio, e uma boa estratégia de marketing pode expandir significativamente o alcance dos resultados.

O marketing de conteúdos é uma ferramenta de comunicação, à qual cada vez mais lhe é reconhecida a capacidade para aportar valor e retorno para as marcas. Para isso é importante que esta esteja bem definida e sustentada, de modo a potenciar os objetivos e resultados pretendidos para o seu negócio.

Assim, na criação de uma estratégia de marketing de conteúdos, existem 6 passos fundamentais que precisam de ser bem definidos:

1) Onde Estamos?

Primeiro, analisemos onde estamos no momento atual, percebendo o que tem funcionado, o que estamos a necessitar, que recursos temos disponíveis. Ter uma noção clara do ponto em estamos, ajuda-nos a traçar de forma mais efetiva para onde queremos ir.

2) Para Onde Queremos Ir?

Sabendo de onde partimos, é mais fácil traçar um caminho rumo aos objetivos que se pretendem alcançar. Quais são as necessidades, os objetivos do negócio? Queremos conquistar notoriedade para a marca? Popularidade? Potenciar a geração de leads? Aumentar as vendas? Quais serão os nossos KPIs?

3) Para Quem Vamos Comunicar?

A definição do públicos-alvo é um dos pontos mais críticos da estratégia. Uma definição incorreta do público-alvo pode comprometer toda a estratégia, pois estaremos a gastar recursos com um público-alvo para quem a nossa oferta de valor não se adequa, usando canais onde o nosso verdadeiro público pode não estar e “aprendendo” com resultados que não são verdadeiros.

É crucial perceber quem é o nosso público-alvo, quais os segmentos e quais os seus perfis e comportamentos online, de forma a focar a nossa oferta de valor a quem estará apto a valorizá-la e a aprender com o seu feedback e análise, ajustando a estratégia numa melhoria contínua. Definir Personas é uma das ferramentas que ajuda a facilitar o processo de definição e conhecimento dos comportamentos dos nossos públicos-alvo.

4) O Que Comunicar?

Uma vez que o público-alvo tenha sido estabelecido, é necessário analisar que tipo de conteúdos mais o envolve, qual o tom utilizado para cada segmento e quais os momentos do dia onde se revela mais interação. Não só é importante a escolha dos conteúdos, como o tom e o momento, que podem diferir de canal para canal e impactar no sucesso da mensagem.

5) Onde Comunicar?

Para sabermos onde comunicar, precisamos de saber onde estão os nossos públicos-alvo. Estão presentes online? Se sim, onde, e quais os seus hábitos?

Conhecendo o nosso público-alvo e percebendo o seu comportamento, saberemos melhor como chegar até eles, ajudando-nos a determinar bem os canais mais apropriados ao tipo de negócio e a estabelecer uma presença mais efetiva nesses mesmos canais. Entre os vários canais e redes sociais, blog, site, email-marketing, etc. a escolha dos conteúdos assim como o tom utilizado, terá que estar de acordo com o canal e o público-alvo de cada um, no âmbito dos públicos-alvo definidos.

6) Medir os resultados

Para qualquer estratégia, ao serem definidos os objetivos devem ser também mensurados os resultados, pois só assim poderemos analisar a eficácia da nossa estratégia, os eventuais desvios e implementar melhorias.

Não havendo fórmulas exatas para o sucesso, existem sim, formas de produzir uma aprendizagem credível que nos conduzam a melhorias contínuas e resultados cada vez mais impactantes.

O objectivo do marketing de conteúdos é ajustar a oferta de valor àquilo que os nossos consumidores procuram. Apostar numa boa estratégia de marketing de conteúdo é apostar em potenciar no sucesso do seu negócio. Estes 6 pontos são vitais para a criação de uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente. Fale connosco e ajudá-lo-emos a criar e implementar a estratégia ideal para o seu negócio.

Share