Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
17 Abr 20

Porque deve apostar numa loja online

Porque deve apostar numa loja online

O comércio online tem cada vez mais influência na economia portuguesa. Segundo dados de 2018, este apresentou uma subida de 17% relativamente a 2017, e representou 5.000 milhões de euros.
Por outro lado, os consumidores também estão diferentes, cada vez mais exigentes, atentos e informados. Por este motivo, e para as empresas darem resposta a estas mudanças, é necessário criar estratégias de marketing digital eficazes para captar novos clientes e para manter os atuais. Desta forma, a criação de uma loja online é uma das fortes respostas para desenvolver o mercado.

Então, porque deve apostar numa loja online?

O primeiro motivo para apostar numa loja online é que esta abre-lhe portas para um mercado global. Uma loja online quebra barreiras, conseguindo alcançar um maior número de pessoas do que uma loja física. Não obstante a sua empresa poder ter uma loja física, pode ganhar novos clientes através da loja online, pois dá a conhecer a sua marca ao mercado global.

Uma outra razão são os custos reduzidos do comércio eletrónico. Uma loja online não exige o investimento de uma loja física, e pode receber milhares de clientes em simultâneo, e o stock pode ser acomodado num armazém.

Outra vantagem do e-commerce é poder recorrer à facilidade da internet para divulgar promoções, sem a necessidade de usar material impresso, que requer mais custos e demora mais tempo para estar concluído, sendo ainda uma opção mais sustentável.

É também importante mencionar a flexibilidade oferecida aos clientes, pois estes ao efetuar compras online, podem comprar a qualquer hora, em qualquer lugar. O cliente tem também a oportunidade de receber o produto em casa, ou, se desejar, efetuar a compra online e levantar a encomenda na loja física, quando exista.
Para além disso, a loja online está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. No universo online as lojas não fecham e por isso é possível aos clientes comprarem a qualquer hora.

Mas se ainda lhe restam dúvidas, saiba que ter uma loja online permite-lhe estudar as vendas online através de ferramentas de análise de dados, como o tráfego no website, taxas de rejeição, taxas de recompra, volume de transações, e muito mais. Com esta análise de informação é possível ajustar a estratégia de marketing. Para além disso, é também importante analisar os comentários em redes sociais, blogs, sites de comparação de preço e marketplaces, pois aí encontra-se informação que permite saber o que o público-alvo deseja e adaptar a estratégia.
Desta forma, ao recolher informação sobre o comportamento dos utilizadores do site, tais como o que mais procuram, qual o horário com maior tráfego, quais os CTA (call-to-action) mais clicados, etc, é possível segmentar os públicos e personalizar as mensagens que pretende enviar.
E no coração desta estratégia está sempre a loja online, cuja presença fará o link-building com todos os meios de comunicação digital, consolidando a presença e a relação dos seus clientes com a sua marca.

Share