Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
03 Set 20

Quem são os millennials?

Quem são os millennials?

Gestores e marketeers devem atualmente dedicar alguma atenção a esta nova geração de consumidores nascidos entre 1980 e 2000. Estes consumidores são já “decisores” e representam 20% da população mundial.
Também designados como Echo Boomers, geração Y, ou Millennials, cresceram num mundo digital onde telemóveis, mensagens de texto e portáteis são indispensáveis para o seu dia-a-dia.

Josh Sanburn, num artigo para a revista Time, tenta descrever o perfil desta nova geração de consumidores, referindo que estes são uma geração tão excitante quanto ameaçadora, tendendo a mudar completamente a forma como as pessoas convivem em sociedade.

Segundo o artigo, os Millennials são:

  • Otimistas;
  • Mais pragmáticos, menos sonhadores;
  • Vivem num mundo sem grandes líderes políticos, mas são fascinados por celebridades;
  • Acreditam em Deus, mas não se identificam com a ideia de religião;
  • São bem informados, mais inativos;
  • Não prescindem dos seus smartphones e gadgets.

Diferentes das outras gerações, os Millennials não são tão influenciados por mensagens da marca, devido à sua elevada exposição à publicidade. Quando a diferença entre os produtos de marcas é ténue, os Millennials contam com as opiniões do seu círculo de amigos online (peer-to-peer).

A sua presença em social media, segundo um estudo da Chief Marketer, indica que os Millennials continuam a preferir o Facebook (93%), sendo que outras redes têm cada vez mais expressão como o Twitter com 53%, LinkedIn com 32%, Pinterest com 26% e Instagram, com 19%.
Alguns começam a procurar outras plataformas para além do Facebook, de modo a satisfazer melhor as suas necessidades. Por exemplo, quando pretendem inspiração para uma atividade ou produto, alguns preferem o Pinterest ou Twitter. Quando querem atualizar o seu status, o Twitter é a escolha de 1 entre 4 Millennials.

Por outro lado, segundo o Scarborough Research Report, o mobile revela um papel significativo nesta geração, sendo que, cerca de 61% dos Millennials têm smartphones e a maioria utiliza-os para aceder às redes sociais.
Desta forma, para gestores e marketeers, é importante estudar o seu comportamento antes de iniciar uma campanha. Uma campanha no Pinterest deve demonstrar criatividade e desejo de inspiração. No Tumblr, por exemplo, deve ser mais informal e com um tom divertido associado ao tema. Já o Facebook, apesar dos concorrentes, revela-se ainda uma rede onde se deve apostar, pois continuará a ser dominante num futuro previsível.

Share