Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
22 Jan 21

SEO e a criação de conteúdo: tempos de pandemia

SEO e a criação de conteúdo: tempos de pandemia

A pandemia veio impactar o SEO e trouxe mudanças às suas estratégias de otimização. Por conseguinte, é necessário compreender como a pandemia afeta, igualmente, o comportamento dos usuários nos search engines. As intenções de busca, o comportamento dos consumidores, o tráfego dos websites e o sistema de pesquisa do Google, por exemplo, estão a sofrer alterações drásticas no momento presente, podendo mesmo tornar-se no “novo normal”!

Consequentemente, aprender e compreender a importância da criação de conteúdo correta para a sua empresa, para poder auxiliar o seu público e continuar a responder às suas necessidades, e de forma a obter o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, é de extrema importância nestes tempos sem igual.

Como mudou a pandemia o comportamento de busca dos consumidores?

As estatísticas do Google Trends apresentam as mudanças que aconteceram desde o início de 2020. Em primeiro lugar, surgiram diversas dúvidas em relação ao vírus – o que é, quais os sintomas e como se transmite, foram apenas algumas das buscas analisadas! Consequentemente, surgiram pesquisas relativamente à sua prevenção, como onde encontrar álcool gel e como fazer máscaras faciais em casa.

Num segundo momento, das pesquisas relacionadas com a pandemia passamos para um cenário em que as pesquisas refletiram o confinamento, em torno de atividades caseiras e projetos Do It Yourself, como “home office”, “delivery”, “receitas de bolo”, “como cuidar das plantas” ou “lives de hoje”.

De maneira geral, compreende-se que as intenções das pesquisas reflitam, de facto, as prioridades de cada pessoa, principalmente baseadas em necessidades essenciais para a saúde, bem-estar e finanças. Procuram todas as informações possíveis que transmitam segurança e conforto numa situação tão incerta e vulnerável como esta.

Quais são os impactos da pandemia no SEO?

Uma vez que o SEO, Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas que visa posicionar um site nas primeiras páginas dos motores de busca, de forma orgânica, alguns sites conseguiram manter a sua média de visitas, mas a maioria sentiu um efeito drástico, seja por aumento ou queda no tráfego. Esta variação está relacionada, naturalmente, com quanto o setor de uma determinada empresa está relacionado com a pandemia em si e aos seus impactos sociais e económicos.

Como ajustar a criação de conteúdo

As marcas são criadas por pessoas, as mesmas que desenvolvem e consomem produtos e serviços todos os dias. Assim, o momento é empático, sendo necessário compreender as demais questões feitas, as ansiedades recorrentes e a necessidade de adaptação repentina! É nestes momentos que a vulnerabilidade por parte da empresa demonstra que as pessoas que a constituem também têm as suas dúvidas e preocupações, tal e qual como o seu público. Além disso, é, também, a altura para conhecer melhor os seus consumidores e perceber como ajudar a amparar e amenizar as suas angústias, através do melhor que a sua empresa tem para oferecer: a sua expertise, a sua equipa, as suas ferramentas… as suas soluções!

Então, a criação de conteúdo, neste cenário de crise, é essencial de forma a reforçar a sua conexão e a nutrir os relacionamentos existentes com os seus consumidores, dando prioridade à empatia e à humanização. Um conteúdo otimizado e bem produzido consegue ajudar a sua marca a gerar mais valor perante o seu público, manter o engagement ativo e fortalecer relacionamentos através da comunicação que escolhe para transmitir a sua mensagem, incluindo reflexões, truques e soluções.

Como definir o conteúdo correto para o presente cenário?

O foco, como referido anteriormente, deve manter-se no relacionamento entre a empresa e os seus consumidores. Contudo, também é necessário dedicar-se a desenvolver conteúdos que realmente auxiliem o leitor na adaptação da sua rotina a estes novos tempos, na sua procura pessoal por respostas às suas questões. O conteúdo certo irá ajudar a responder às necessidades imediatas dos consumidores, principalmente o conteúdo relacionado com o seu segmento de atuação e com a sua experiência!

De seguida apresentamos alguns fatores relativos à criação de conteúdo que deve ter em consideração:

  • O posicionamento da sua marca: este é um elemento fulcral para definir a sua estratégia de criação de conteúdo. O período de crise leva-nos a prestar mais atenção àqueles que, de verdade, estão dispostos a adaptar-se, reinventar-se e a fazer realmente a diferença, ultrapassando os benefícios comerciais. Os consumidores estão tremendamente atentos ao impacto positivo que uma empresa pode gerar!
  • A relevância do seu conteúdo: procure compreender como a sua experiência no mercado e autoridade consegue influenciar e proporcionar informações relevantes aos seu público! Pode recorrer aos conteúdos educativos relacionados com conceitos e explicações dos diversos impactos da pandemia, de forma a facilitar a rotina do seu público.
  • Aquilo que o consumidor realmente deseja: procure analisar e avaliar os seus principais canais de comunicação com o consumidor e reúna-se com a sua equipa de maneira a compreender quais são, de facto, as principais necessidades do público, no presente momento. Questione, através das redes sociais e pesquisas, quais são as maiores dúvidas, questões e preocupações do público e aplique a criação do seu conteúdo em torno das respostas que obtiver… adaptando a sua estratégia a longo prazo!

Para todas as empresas, o mais importante são os seus valores baseados na responsabilidade e na humanidade! Os consumidores estão mais atentos aos valores de uma marca do que a mesma compreende, o facto de serem corretas cria o reconhecimento dos seus esforços na mente dos consumidores, gerando maior valor… a todos os níveis! A forma como a sua empresa age hoje, irá fortalecer o seu futuro no mercado em que se insere!

A Brandtellers é uma agência Google Partner especialista em marketing digital, para saber o que podemos fazer por si e pela sua marca, entre em contacto connosco!

Share