Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
25 Nov 21

Transição Digital – Conheça os 3 pilares chave

Transição Digital – Conheça os 3 pilares chave

Muitas empresas já abriram as suas portas ao mundo digital, reconhecendo que este é um universo rico em oportunidades para fazer crescer e evoluir os negócios, e a última fronteira para o sucesso.
A digitalização das empresas fomenta oportunidades para estas se tornarem mais competitivas no mercado, mais eficientes e mais ágeis na forma como constroem e mantêm relações com o cliente.

Além do comportamento dos consumidores demonstrar tendências digitais (relembrando que o acompanhamento dos comportamentos faz parte de uma das regras cruciais das estratégias de marketing), quando as ferramentas do mundo digital são usadas de forma eficiente e ajustada às metas de cada negócio, podem conferir o boost que uma empresa necessita!

Revelamos-lhe, por isso, os 3 pilares chave para tornar a sua empresa mais digital e beneficiar disso:

1. Ajustar o modelo de negócio
Se há coisa que é habitual para quem gere um negócio, é ajustá-lo às exigências e tendências dos consumidores. No entanto, aqui importa também ajustar a sua empresa ao mundo digital, e beneficiar dos desenvolvimentos tecnológicos de forma a “espremer” uma maximização de dados úteis para oferecer uma experiência melhor e mais personalizada ao consumidor. Ou seja, é possível recolher informação sobre o que é necessário melhorar ou corrigir, e como tal, aplicá-la e responder melhor às exigências dos clientes, através de uma boa construção da presença digital da sua empresa.

2. Ajustar os processos internos
Para que seja possível iniciar a digitalização do seu negócio, é preciso que exista uma alteração dos processos internos e essa deve ser uma das primeiras preocupações.

Para isso, pode ser necessária uma otimização das metodologias de trabalho, usando ferramentas de gestão como CRMs (Customer Relationship Management), PMSs (Project management software) ou ERPs (Enterprise Resource Planning), não esquecendo a gestão de equipas.

Havendo uma transformação digital nas empresas, é possível ter equipas deslocalizadas, a uma escala global. A cloud, as apps de mensagens, os CRMs e afins, auxiliam as empresas a desenvolver uma melhor relação com os seus colaboradores, mesmo estando separados fisicamente. E potenciam, assim, a internacionalização do negócio.

3. Aposta na gestão da relação com o cliente
Uma lead é um contacto potencial, com elevada probabilidade de vir a tornar-se um cliente. Por conseguinte, há que saber manter os clientes que se “angariam”.

Quando ocorre a transformação digital aplicada à gestão da relação com o cliente, é possível acompanhar todas as suas fases, mesmo antes de este se tornar efetivamente um cliente.

Assim, é muito importante proceder às seguintes etapas de abordagem:

Recolher informação do cliente:Quando interagimos com um cliente estamos, inevitavelmente, a recolher dados – podem estes ser traços de personalidade, interesses, soluções para eventuais problemas que estejam à procura… Através do auxílio do mundo digital, esta informação pode ser utilizada na forma de dados relevantes para uma próxima abordagem, mais personalizada e com chances de conversão mais altas.

Gestão da relação com o cliente, consoante as suas expectativas e necessidades:
Oferecer ao cliente aquilo que ele procura, ao invés de aquilo que desejamos que ele veja, tendo sempre em consideração as suas exigências e enriquecendo a sua proposta de valor.

Definir patamares:
É importante estabelecer patamares relativamente às leads, relativamente ao nível de interesse no produto ou serviço (se aumenta ou não), por parte do cliente. Esta estratégia engloba um tipo de comunicação que é unilateral e é sustentada pelos dados que as leads vão fornecendo no decorrer do tempo.

Em conclusão, o passo que uma empresa dá para o mundo digital pode ser essencial tanto para a expansão do negócio, como para a sua consolidação.
Uma boa presença online pode fazer a diferença. É preciso considerar uma estratégia eficaz tendo em conta o modelo e os objetivos de cada negócio, pelo que é importante aliar-se a uma equipa profissional que o apoie nesta transição.

A Brandtellers é especialista em Marketing Digital e Google Partner!
Contacte-nos e saiba o que podemos fazer pela sua marca.

Share