Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
19 Out 20

WEBSITE, SOCIAL MEDIA E PUBLICIDADE ONLINE: O MOTOR E AS RAMIFICAÇÕES NA ESTRATÉGIA DIGITAL

WEBSITE, SOCIAL MEDIA E PUBLICIDADE ONLINE: O MOTOR E AS RAMIFICAÇÕES NA ESTRATÉGIA DIGITAL

Nos tempos que correm, o acesso à informação encontra-se no bolso dos consumidores e à distância de um simples clique. O consumidor mantém-se atento ao que se passa em múltiplos níveis, nem se apercebendo na maioria das vezes do quão rapidamente a informação lhe chega, no seguimento de um clique, um swipe ou uma pesquisa no smartphone.

Tendo em conta a naturalidade com que se manipula o smartphone e se pesquisa, geram-se tendências que permitem cada vez mais oferecer uma melhor experiência ao utilizador.

A chegada do 5G revolucionou a forma como se vive nesta era da tecnologia, em termos de rapidez e eficiência, tornando a experiência de pesquisa e de scroll muito mais apelativa e eficaz.

Por outro lado, os social media e os conteúdos de vídeo ajudam a criar engagement entre marcas, consumidores e comunidades, tratando-se de conteúdo de fácil consumo, e com vantagens comprovadas na fidelização de clientes e na captação de novos, constituindo uma forma extremamente fácil de criar ou melhorar os relacionamentos com clientes e potenciais clientes.

Também as pesquisas por voz, através da Siri, a Alexa e o Google Now, são ferramentas que vieram revolucionar o mundo digital devido à sua praticidade e popularidade, resumindo as pesquisas dos utilizadores. O facto de se recorrer à inteligência artificial demonstra o quão avançado está o mundo digital, onde se estuda hoje a comunicação e as interações online, com vista a compreender as emoções humanas, a construção do engagement, a identificação de possíveis falhas e melhorias, para atrair mais seguidores e consumidores para as marcas.

A Publicidade online, graças aos dados que o universo digital recebe e armazena constantemente, permite ter acesso a um património estratégico de segmentação como nunca antes possível, orientando as empresas nas suas estratégias e possibilitando a melhoria e readaptação das mesmas no digital, indo cada vez mais longe para encontrar os seus consumidores e afunilando cada vez mais os seus gostos e preferências, rumo aos targets certos, com base na aprendizagem produzida com o investimento das marcas.

E no seio desta estratégia, está o website, o cérebro que liga os pontos da informação e apresenta a empresa ao mundo, na janela digital. Apesar de todas as ramificações de canais, os braços da empresa para chegar ao potencial cliente, como as redes sociais e a publicidade, que vão captar e atrair, o segundo passo do cliente será ver a presença digital formal e estruturada da empresa. Se as redes e os conteúdos ajudam o consumidor a captar os valores e o tom da marca, se é bem-disposta, humana, e a identificar-se com a mesma, o website ajuda na confiança e na conquista de credibilidade, com base na forma como apresenta o seu negócio no digital.

Se mais ainda, o website permitir a venda online dos seus produtos ou serviços, facilitando a consulta, a informação, meios de pagamentos e acompanhamento, maior a necessidade de atualização dos conteúdos e tecnologias de forma a acompanhar as tendências e ritmos de consumo dos mercados. A marca é fortalecida e aumenta o seu alcance nos motores de pesquisa, potenciando as suas vendas e reduzindo custos. Para além de que, através do website ou loja online, uma empresa mantém-se de “portas abertas”, onde os clientes e potenciais clientes podem a qualquer hora observar e analisar o produto/serviço sempre que desejarem, sem qualquer tipo de barreira física.

Assim, e relembrando que o acesso à informação está no bolso do consumidor e à distância de um clique, a necessidade de atualizar as tecnologias para responderem de forma responsiva às pesquisas via dispositivos móveis é vital para o sucesso de uma boa estratégia digital. Um website que não esteja adaptado, será relegado em detrimento de outro concorrente cuja navegação seja user e mobile friendly.

Uma boa presença online é uma aposta no futuro e no sucesso das marcas.

E no seio de uma boa estratégia está um website, com ramificações que complementam e auxiliam a estratégia e a informação do website, como a dinamização das redes sociais, o desenvolvimento de conteúdos e a aposta em publicidade, para uma presença assertiva e efetiva.

Share