Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
20 Dez 22

10 tendências de Marketing Digital que vamos ver em 2023

10 tendências de Marketing Digital que vamos ver em 2023

O novo ano está à porta e as tendências do digital para 2023 começam a ganhar forma nos planos de Marketing dos próximos 12 meses. Novo ano traz mudanças: novos cenários económicos, novos desafios, novas formas de comunicar!

Entre no espírito e aproveite para conhecer algumas tendências do mundo digital para 2023.

Conteúdo verdadeiro, como se quer!

Atualmente, a tendência é ser autêntico e próximo! O conteúdo interativo, de “bastidores” e de transparência dos valores da marca ultrapassam o perfeccionismo que há anos reinava no mundo digital.

A autenticidade como forma de comunicação é cada vez mais valorizada, auxiliando frequentemente o crescimento da marca ou negócio. Estes valores transmitidos através do marketing são essenciais, não só pela forma como são recebidos pelo consumidor, como também pela maneira como criam vantagem sobre os concorrentes. Vai apostar nesta forma de comunicação em 2023?

Sente-se influenciado?

Não é novidade. Apesar de ser evidente o impacto positivo que um influenciador digital pode causar numa marca, esta estratégia ainda é olhada como uma perda de tempo e dinheiro por alguns. Se partilha desta opinião, talvez queira reconsiderar no próximo ano.

O marketing de influência voltou a crescer em 2022 e não mostra sinais de desaceleração para o ano de 2023. Integrar influenciadores no plano de marketing do próximo ano poderá ser o elemento chave que marcará a diferença na comunicação do seu negócio. Aposte na autenticidade e crie parcerias com quem melhor representa a sua marca!

O User Generated Content (UGC) veio para ficar

Vídeo, fotografia, comentários ou textos de opinião: o UGC assume-se como uma das formas mais eficazes e dinâmicas de envolver o cliente na promoção de uma marca!

Produzido organicamente pelo público, este conteúdo pode ser reaproveitado e compartilhado nos vários canais para favorecer a imagem de um negócio. A tendência tem vindo a crescer nos últimos tempos e continuará em voga no ano que se avizinha.

Inteligência Artificial de mãos dadas com Marketing Conversacional

Em 2023 não basta ouvir, é preciso conversar com o público! O Marketing de Conversação é uma técnica focada no diálogo, um conceito que tem por base interações em tempo real através de mecanismos como Chatbots em Websites ou mesmo a comunicação via Whatsapp.

Além da conversação direta, esta técnica permite uma maior aproximação, fortalecendo a conexão e experiência do público. Se pretende estreitar a relação com o cliente, tenha em consideração as suas opiniões e dúvidas. Use a Inteligência Artificial (IA) a seu favor!

Todos gostamos de nos sentir especiais

Para causar impacto e destaque, precisamos de fazer diferente e, sobretudo, ser diferentes!

Quando um cliente se vê na posição de decidir entre dois produtos semelhantes, irá apostar naquele que captou mais a sua atenção e despertou emoção. Personalizar a comunicação de acordo com as preferências de cada consumidor e respectiva faixa etária, por exemplo, é crucial para definir o tom e vocabulário do conteúdo a projetar. Desde a criação de conteúdo mais direcionado, à oferta de produtos e serviços adaptados, a personalização é o segredo! E conquistará o seu público pelo coração no próximo ano.

Vídeos de curta duração: o conteúdo rei

Se o conteúdo em formato de vídeo tem crescido na última década de uma forma generalizada, os vídeos de curta duração assumem-se como protagonistas nos últimos três anos. Grandes protagonistas! A explosão e o incrível sucesso da rede social Tik Tok levou a que outras plataformas seguissem o exemplo.

O Instagram criou os Reels, o YouTube os Shorts e tudo devido a uma enorme vantagem: o significativo poder do alcance orgânico deste formato. Como podem os vídeos de curta duração ter impacto no Marketing Digital? Impulsionando o reconhecimento da marca, a divulgação e educação para o produto e a fácil interação do cliente. Tão cedo esta tendência não sairá do mundo digital.

Não queremos perder um minuto!

Impulsionados pela curiosidade e resultados, cada vez mais as plataformas adaptam as suas ferramentas para a tendência do Livestream. Quando o conteúdo e interação em tempo real são adicionados à equação, o público sente que faz parte e pode influenciar a sua construção, ao invés de assumir uma posição passiva. Em 2023, continuará a ser uma mais valia para os criadores de conteúdo e marcas nas redes sociais.

Pesquisa múltipla, o futuro

Apelidada de “Google Multisearch”, a nova ferramenta da Google permite que o utilizador faça pesquisas através de texto e imagens em simultâneo! E se é verdade que a empresa testa constantemente diferentes formatos para exibir resultados, este mecanismo é mais um deles!

Com recurso à IA, o motor de busca consegue identificar as imagens, sendo possível ajustar a pesquisa de acordo com o texto inserido. A pesquisa múltipla tem ainda a vantagem de alcançar novos clientes que não sabem como descrever o produto que procuram! Basta uma fotografia para facilitar a vida do consumidor.

A toda a hora, em todo o lado com a experiência multicanal

O consumidor evoluiu e tornou-se mais exigente. Atualmente, espera-se uma experiência consistente em todos os canais de uma marca, factor que se deve expandir para além do mundo online. Uma estratégia multicanal concentra-se em conectar todos os pontos de contacto de uma marca ou negócio, como lojas físicas, redes sociais, website, e-mail ou dispositivos móveis.

Melhorar a experiência do consumidor, atrair novos clientes ou o aumento de vendas são alguns dos benefícios desta estratégia. A sua empresa consegue proporcionar a experiência multicanal? Então certamente terá uma vantagem significativa em 2023.

Proteção de dados: um direito em evolução

Privacidade de dados é um direito cada vez mais exigido pelo utilizador a nível digital.
Essa demanda levou a que motores de busca como Firefox e Safari eliminassem as cookies, tendo o Google Chrome anunciado logo em seguida a sua intenção em fazer o mesmo.

Além disso, a exigência de maior transparência e confiança por parte da marca é decisiva na hora de comprar ou realizar qualquer ação que implique o fornecimento de dados pessoais. Tudo isto conduz as marcas a terem mais rigor nas normas de privacidade, a apostar na segurança e evitar fugas de informação, explicando ao cliente em que ocasiões serão utilizados os seus dados. Clareza e credibilidade são a chave!

A viagem para 2023 começará em breve. Conte com a companhia da Brandtellers para caminhar ao seu lado neste percurso digital!

Share