Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

CLANDESTINO BY SALPOENTE

  • Websites & Apps
  • Transmedia Storytelling
  • Social Media
  • Online Advertising
  • Digital Strategy

BRIEFING

O Projeto Clandestino by Salpoente nasceu de uma necessidade criada durante a pandemia do Covid-19. Em face aos sucessivos confinamentos e à necessidade de fechar portas da restauração, restaurantes como o Salpoente viram-se forçados a encontrar alternativas para fazer frente à adversidade e encontrar respostas para manter as “portas abertas” ao público. A partir de um conceito de alta gastronomia e de fusão com os sabores da cozinha tradicional, enaltecendo o que a região de Aveiro tem de melhor, o Salpoente desformatou as suas linhas de pensamento e o seu modus operandi, e viu-se a braços com a definição e implementação de uma nova estratégia, nova forma de estar e nova forma de comunicar.
Assim nasceu um novo serviço de delivery e take-away, em nome do Salpoente, para levar ao encontro dos seus clientes comida mais trendy e adaptada ao novo serviço à distância.
Se os clientes não podiam vir ao Salpoente, o Salpoente tinha que ir até aos seus clientes.

No seio desta nova abordagem, o Chef Duarte Eira e a sua Equipa procuraram proativamente estudar novos pratos e confeções, com todo o tipo de entradas, snacks, pratos principais e sobremesas, capazes de permitir uma entrega eficiente e em conformidade, sem perder de vista a alma do negócio e o carisma construído ao longo do tempo pelo Salpoente, reconhecido local de eventos gastronómicos e ponto de encontro frequente de amigos, clientes habituais, grupos e turistas.

Este novo serviço alternativo foi então implementado durante a pandemia e os momentos de confinamento, recebendo na altura o nome de Executive Express, e para a qual a Brandtellers desenvolveu em tempo record uma loja online, de forma a permitir dar resposta às necessidades urgentes do momento, e um spot publicitário que desafiava o novo conceito apresentando o “impensável” para o conceito do Salpoente: a Francesinha à Salpoente!
Novos riscos, desafios, processos e adaptação em múltiplas frentes, desde a cozinha à logística, até à comunicação que exigia a transição do conceito para um novo posicionamento, segmentação e targeting do serviço, permitiram ao Salpoente manter a sua performance durante tempos de crise.

O sucesso e a recetividade do público a este novo conceito foram tão positivos, que acabaram por trazer uma oportunidade para um novo negócio, que, sem o evento da pandemia e a necessidade de se reinventar, nunca teria surgido.

CLANDESTINO BY SALPOENTE

STRATEGY

Foi assim que, após toda a experiência e testado o conceito, o Salpoente decidiu que, não só iria manter vivo o conceito, como lhe iria dar vida e personalidade próprias, nascendo assim o novo Restaurante Clandestino by Salpoente, no seio da cidade de Aveiro.

Este recebeu o nome com um toque de humor, naquilo que consideram ter sido a comida “clandestina”, isto é, fora do conceito original do Salpoente, desenvolvida durante a pandemia.

Para o novo Restaurante, que iria servir no local mas também para fora, mantendo o serviço de take-away e de delivery, seria necessário definir todo o conceito e linha para a nova imagem, tom e mood da comunicação, identidade, e website e loja online.

CLANDESTINO BY SALPOENTE

BRANDING

Com a história que dá vida a este novo conceito, e o novo targeting, o logótipo procurou ser uma versão de fácil memorização, como um carimbo, um ícone de culto, de linhas modernas e minimalistas, mas capazes de trazer a chancela do simbolismo pretendido: a comida “clandestina” de assinatura Salpoente.

Assim, a aproximação ao ícone da raposa, considerada astuta, foi o conceito idealizado para o logo, complementado por sua vez, com um lettering forte com alguma reminiscência de faroeste, conseguindo-se traduzir o toque de clandestinidade, mas mantendo a elegância e a atualidade no conceito, numa versão facilmente memorizável.

Daqui derivou a identidade corporativa e a aplicação em múltiplos formatos, desdobrando para toda a comunicação, desde o packaging, aos cartões de visita, às ementas, até ao vitrinismo para decoração do espaço exterior.

CLANDESTINO BY SALPOENTE

WEBSITE & E-COMMERCE

Como suporte ao novo negócio, era importante desenvolver um website e loja online que pudesse dar vida própria ao novo restaurante, não obstante a sua ligação primordial ao Salpoente, dado a sua cozinha ser inspirada na cozinha do Chef Duarte Eira e da sua equipa. Sendo este um conceito totalmente diferenciador, que faz a ponte entre o conceito da comida elegante com a trendy urban food, procurou construir-se uma imagem personalizada, totalmente em linha com a linguagem atual, e ao mesmo tempo num conceito urbano, onde o sustentável, o elegante e fancy convivem.

Ao conceito do restaurante foi ainda acrescentada a vertente das pizzas napolitanas, que contou com a presença de um pizzaiolo italiano para formar a equipa responsável, naquela que é considerada a verdadeira pizza original.

O site permite consultar a carta do Clandestino para consumo no restaurante, mas também realizar a compra online, de suporte ao serviço de delivery e take-away.