Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

PORTUGAL FILM COMMISSION | PIC

  • Websites & Apps

BRIEFING

A Portugal Film Commission é uma entidade criada com a missão de promover a internacionalização de Portugal enquanto destino de filmagens, bem como agilizar todos os procedimentos ligados aos pedidos de rodagens de produtores e estrangeiros, em território nacional.
Assim, entre os seus principais objetivos estão o facilitar e simplificar o processo de filmar em Portugal, promovendo sinergias entre as indústrias criativas e o turismo, proporcionando visibilidade ao destino Portugal e à melhoria da experiência turística, articulando com os serviços e organismos públicos da administração central, regional e local.

De forma a alcançar os seus objetivos de também contribuir para a divulgação nacional e internacional do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, o programa de incentivo à produção cinematográfica e audiovisual e captação de filmagens, e garantir a projeção internacional de Portugal como destino privilegiado de filmagens, a Portugal Film Commission necessitou de melhorar a sua presença online através da criação de um website capaz de transmitir toda a sua cultura e imagem institucional.

PORTUGAL FILM COMMISSION | PIC
PORTUGAL FILM COMMISSION | PIC

STRATEGY

De forma a alcançar e cumprir com os objetivos principais definidos, foi estudada a melhor forma de apresentar os conteúdos, aplicando as melhores práticas atuais, promovendo uma experiência ao utilizador capaz de transmitir a mensagem pretendida, com base na organização e compreensão dos conteúdos, promover uma experiência fluida e dinâmica, uma navegação fácil e intuitiva, e pensado de forma a ser facilmente acessível em termos de atualização do seus conteúdos, por parte dos seus gestores.

O projeto da Portugal Film Commission dividiu-se em dois websites, separados mas interligados, de modo a melhor promover os objetivos e a reforçar a mensagem pretendida: a Portugal Film Commission e o PIC Portugal, Programa de Incentivo à Captação e Produção de Filmagens, em Portugal, visando a divulgação dos apoios, incentivos, acordos e missões de prospecção.

Rentabilizando esforços, e aplicando a mesma metodologia, focou-se a missão de cada vertente, face aos seus objetivos específicos e garantindo a correta resposta ao tipo de pesquisa encetada por cada utilizador, face à relevância da pesquisa.

WEBSITE

Na prossecução dos objetivos foram assim desenvolvidos dois front-ends diferentes, com a mesma base de informação, mas beneficiando de um backoffice único, permitindo assim uma agilização integrada e acessível dos conteúdos, indo ao encontro das necessidades e reforçando o posicionamento da entidade e do programa, de forma destacada.

Numa linguagem simplificada e muito objetiva, onde o poder da imagem se destaca de uma forma organizada e focada, sem perder de vista o objetivo da comunicação, ambos os websites focam o poder da mensagem, conseguindo organizar o elevado grau de informação de uma forma clean e bem estruturada, tendo em conta o nível elevado de informação relacionada com a temática, que interliga os diversos agentes relacionados com o mundo das filmagens, locais e necessidades.

No website foi contemplado um Diretório de entidades com pesquisa por múltiplos filtros em simultâneo, construído de forma colaborativa entre os vários players. Estes acessam a uma área privada com base no seu registo na plataforma e respetiva validação, disponibilizando uma ou várias entidades, previamente validadas, cada uma com acesso a uma ficha de perfil e um portefólio de filmes.

Para apoio ao processo foi desenvolvido um sistema de registo com integração do sistema de autenticação do Governo Português (autenticação.gov.pt), através da Chave Móvel Digital. Foi igualmente desenvolvido um sistema avançado de carregamento por lazy-loading, de forma a minimizar cliques ao navegar entre páginas de uma mesma área.

Para o PIC Portugal, o mesmo objetivo foi sustentado, comunicando um dos sistemas de incentivos financeiros mais competitivos da Europa, o Incentivo à Produção e Captação de Filmagens, através do Fundo de Apoio ao Turismo, Cinema e Audiovisual.

Procurou-se assim promover Portugal como um destino de filmagens, aos seus diferentes locais e tipologias, colocando em contacto os diversos players envolvidos nas rodagens, através de um Diretório onde é possível pesquisar multicategorias em simultâneo, ficando-se a conhecer o potencial do nosso País e promovendo igualmente a melhoria da experiência turística.