Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
06 Dez 21

A importância de um bom SEO

A importância de um bom SEO

Se está por dentro do universo digital, de certeza que já ouviu falar no termo SEO, que significa “Search Engine Optimization” e em português traduz-se para “Optimização para os Motores de Pesquisa”.

O SEO é, nada mais, nada menos, que a aplicação de um conjunto de técnicas estabelecidas que atuam com o objetivo de otimizar a visibilidade de um site nos resultados orgânicos de diferentes motores de pesquisa. É através do SEO que o site de uma marca consegue construir a sua notoriedade digital, bem como a sua credibilidade, quando bem executado, claro!

Agora que se esclareceu o significado deste termo, porque é que pôr em prática o SEO é tão importante para a notoriedade do seu site? É isso que vamos descobrir.

1. Aumenta a visibilidade

O SEO atua através de técnicas que fazem com que a sua página seja mais “atrativa” para os algoritmos de indexação dos mecanismos de pesquisa.
Aprimorar essas estratégias no seu website permite que este seja encontrado de forma mais fácil pelos algoritmos e, para além disso, possa ser considerado mais relevante em comparação a outros sites que surjam na pesquisa.

Aumenta a probabilidade da página ser filtrada por algoritmos e, consequentemente, posiciona melhor a pesquisa orgânica. Ou seja, a hipótese do seu site ser dos primeiros resultados a surgir aumenta e ganha, desta forma, maior visibilidade em comparação a outros que estejam a abordar o mesmo tópico.

2. Obter mais tráfego para o site da empresa/marca

A principal fonte de tráfego de um website costuma ser a pesquisa orgânica.
Um SEO de qualidade confere aos websites das empresas um posicionamento nos primeiros lugares dos motores de pesquisa – aparecer como uma das opções confiáveis no motor de pesquisa funciona sempre a favor de uma marca!
Ao ser dos primeiros a surgir na primeira página faz com que mais pessoas cliquem, gerando, dessa forma, mais tráfego.

3. Construir uma relação de confiança e credibilidade com os utilizadores

A execução de um SEO eficaz e de qualidade tem como objetivo estabelecer uma base forte, que conceda uma experiência formidável de utilização, criando a sensação de confiança e qualidade ao utilizador,
Contudo, este tipo de estratégia leva tempo e necessita de profissionalismo, uma vez que não é possível edificar confiança e credibilidade acerca de uma marca ou website de um dia para o outro!

Resumidamente, aparecer nos primeiros resultados confere ao seu site um certo nível de confiança. Os utilizadores vão sentir mais segurança ao clicar nos websites que surgem em primeiro e, consequentemente, vão consumir e divulgar o seu conteúdo. A verdade é que já houve uma filtragem imensa por parte dos mecanismos de busca.

Assim sendo, revelamos-lhe alguns dos maiores erros que podem ser cometidos em SEO e pode começar desde já a deixá-los de parte:

  • Keyword Stuffing (uso repetido das palavras chave);
  • Site excessivamente lento;
  • Conteúdo duplicado dentro do site;
  • Práticas de Black Hat (usar palavras-chave que em nada correspondem ao conteúdo abordado no site, por exemplo).

As boas práticas de SEO não são possíveis de serem concretizadas de ânimo leve, é preciso profissionalismo e conhecimento profundo na área, de forma a não cometer erros que podem prejudicar o site da sua marca e, consequentemente, a sua reputação e notoriedade.
E não se esqueça: segundo o próprio Google, a principal estratégia de SEO é a criação de conteúdo de qualidade!

A Brandtellers é especialista em Marketing Digital e Google Partner!
Contacte-nos e saiba o que podemos fazer pela sua marca.

Share