Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
11 Jan 21

A SUA CASA É O NOVO ESCRITÓRIO… SAIBA COMO MANTER A PRODUTIVIDADE!

A SUA CASA É O NOVO ESCRITÓRIO… SAIBA COMO MANTER A PRODUTIVIDADE!

De maneira a combater a propagação do COVID-19, milhares de empresas mantêm-se fechadas e têm equipas inteiras a trabalhar a partir de casa. O teletrabalho é, agora, uma forma das empresas garantirem a continuidade do seu negócio e a produtividade dos seus colaboradores.

Foi realizada uma nova pesquisa global, a 5500 pessoas, por parte da Robert Walters, sobre o impacto da pandemia a nível profissional. Revelou-se que, em Portugal, 44% dos profissionais aperceberam-se do aumento da sua produtividade a trabalhar em remoto, 89% estão satisfeitos com a situação atual de teletrabalho, e 96% querem continuar a ter a possibilidade de teletrabalhar, após o COVID-19.

Existem fatores que os profissionais a trabalhar por casa acreditam ter favorecido a ascensão da sua produtividade, como a maior flexibilidade nos horários de trabalho (58%), mais autonomia (54%), o facto de trabalharem num ambiente mais aconchegante e descontraído (51%), uma maior capacidade de concentração (44%), menos tempo perdido em deslocações para o escritório (44%) e menos reuniões (47%).

Estratégias para manter a cultura de teletrabalho em casa:

O trabalho remoto acarreta alguns desafios para todos os que constituem uma empresa, os colaboradores, gestores e líderes, que têm de continuar a manter uma comunicação eficaz, hábitos e rotinas entre a equipa inteira, e praticar valores que fazem parte da cultura organizacional. Assim, as empresas apostam em estratégias que consigam favorecer a produtividade de todos os envolvidos:

  • Manter uma rotina: praticar um horário semelhante ao que era praticado na empresa, fisicamente, é o mais eficaz para que seja possível praticar uma comunicação intra-equipa eficaz.
  • Privilegiar a comunicação: manter o contacto entre a equipa é indispensável, o sucesso da mesma só é garantida através da interação entre as pessoas que a integram. Partilhe ideias, dê e receba feedback, não de forma apenas pontual, mas também consistente.
  • Invista na relação da equipa: pelo facto de não existir o contacto pessoal a que estamos habituados, é importante que se mantenha uma boa relação no online, para que todos se sintam envolvidos. Não privar esta comunicação de assuntos pessoais, não se deve basear apenas em assuntos relativos à empresa e ao trabalho, deve haver um equilíbrio, para que seja possível analisar o bem-estar mental dos colaboradores.
  • Faça reuniões online: as reuniões virtuais são uma ótima forma de manter toda a equipa atualizada, quer sejam diárias ou semanais permitem avaliar as necessidades da empresa e dos colaboradores, e traçar novos objetivos.

Dicas essenciais para manter a sua produtividade:

  • Escolha um espaço da casa designado apenas para o trabalho: analise os compartimentos disponíveis e escolha um local que considere apropriado para deitar mãos ao trabalho!
  • Evite distrações em casa: esta dica não significa que não pode tirar 10 minutos para estar com alguém querido ou apenas fazer uma pausa, assim que necessário, significa que deve apostar em dedicar o seu tempo ao trabalho e não se distrair com o sofá confortável que o chama, ou com aquele projeto de bricolage que deixou por fazer durante a quarentena.
  • Defina horários: mantenha uma rotina, faça pausas, e defina os seus horários, para que se consiga manter na linha e dedicado ao trabalho, até chegar a “hora de saída”.

É, sem dúvida, uma mudança na realidade de vários colaboradores, o que exige uma certa adaptação a esse novo ambiente, a um novo método de trabalho, pelo que a gestão de cada um, a todos os níveis, é uma adaptação constante. É importante compreender que, apesar da equipa já não se encontrar no mesmo local físico e não ter aquele contacto pessoal, o feedback e o apoio oferecido a cada colaborador deve-se manter, para que ninguém se sinta perdido a enfrentar esta nova realidade.

Por outro lado, lembre-se de aproveitar este momento em que todos navegam online para se encontrarem, e em que as compras online dispararam, para alavancar o seu negócio apostando no online. Em todos os desafios há sempre oportunidades!

A Brandtellers é especialista em marketing digital e Google Partner. Contacte-nos e saiba o que podemos fazer pela sua marca!

Share