Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

EV Smart Book

  • Transmedia Storytelling
  • Websites & Apps

BRIEFING

A app EV Smart Book é uma aplicação de caráter educativo lançada pelo Grupo Porto Editora, no início do ano letivo 2018-2019.  Através do telemóvel, os alunos, do 1.º ao 6.º anos, podem aprender de forma divertida e encontrar associados aos manuais escolares da Porto Editora, Areal Editores ou Raiz Editora, inúmeros recursos educativos digitais.

Pretendia-se que a app tivesse uma estratégia de gamification que se concretizasse em prémios semanais, mensais, trimestrais e um final, no encerramento do ano letivo.

O principal objetivo desta nova estratégia, que se desdobrou em diversos meios, foi fomentar a notoriedade da aplicação junto dos alunos, promovendo a sua instalação e utilização contínua, como ferramenta de estudo.

Esta campanha transmedia arrancou no offline com a divulgação nas escolas e spots televisivos. O próximo passo foi desdobrar a estratégia pelo digital ao longo do ano letivo, com a contínua criação de conteúdos diferenciados, a gestão de comunidades nas redes sociais, publicidade online segmentada e direcionada e claro a identificação e gestão de influenciadores.

EV Smart Book

CREATIVE INSIGHT

Estudar pode ser aborrecido. Nem sempre é fácil tornar o estudo em algo apelativo. Mas e se o tornarmos num jogo, onde há o sentido de competição? É que ser criança é ser curioso, querer ser melhor, atingir objetivos e querer reclamar o troféu. Na verdade, ninguém quer ficar para trás, mas sim passar ao nível seguinte. Assim, se chegou ao claim da EV Smart Book:

Leva o Estudo a Outro Nível.

EV Smart Book

STRATEGY

Com base no conceito Leva o Estudo a Outro Nível, o Grupo Porto Editora apresentou aos alunos do 1.º ao 6.º ano de escolaridade uma nova ferramenta para estudar e ganhar prémios.

A base desta estratégia assentou na comunicação contínua com o público-alvo da aplicação, através das redes sociais.
Assim, depois de lançada a campanha, a comunicação apoiou-se na criação e partilha constante de conteúdos para auxiliar e motivar à utilização da aplicação ao longo de todo o ano escolar.

A partilha dos conteúdos é feita:
No Facebook
No Instagram
Através dos Influenciadores.
Em publicidade online (Google Ads e Facebook e Instagram Ads).

WEBSITE

Foi desenvolvida uma landing page de apoio à campanha Leva o Estudo a Outro Nível.
Esta página foi surgiu para agregar toda a informação sobre a aplicação EV Smart Book:
A sua apresentação, com link para a instalação nas diferentes stores;
A apresentação dos prémios, com a descrição de cada um;
Os rankings dos alunos, onde existe a identificação dos 20 alunos com mais pontos em cada passatempo;
Os vencedores de cada passatempo;
As Perguntas mais Frequentes;
O regulamento, com todas as regras referentes à dinâmica de gamification da app.

EV Smart Book

MEIOS DIGITAIS & INFLUENCIADORES

Para potenciar a estratégia, foi delineado um plano de meios digitais, a decorrer nas redes sociais (Instagram e Facebook) e Google:

Em Facebook Ads (que engloba Facebook e Instagram) levaram-se a cabo três campanhas:
. Angariação de fãs, para fazer crescer as comunidades e dar a conhecer a app quer aos potenciais utilizadores, quer aos pais e professores.
. Instalações da App. Esta campanha decorreu apenas no Instagram, para impactar o público-alvo. Esta campanha foi otimizada não só para os sistemas operativos Android e iOS, mas também para as versões a partir das quais a app é compatível.
. Tráfego à Landing Page. Apenas no primeiro mês e meio de campanha foi encetada uma campanha de compra de tráfego à Landing Page no Instagram e no Facebook. Em 45 dias foram conquistadas por cerca de 1.000 visitas.

Em Google Ads, decorreram também três campanhas distintas:
. Rede YouTube, em que foram usados os vários spots gravados para a televisão, mas em diferentes formatos.
. Rede Search, para tráfego à landing page.
. Rede Display, igualmente para tráfego à landing page.

Influenciadores

Foram selecionados dois influenciadores youtubers e instagrammer para a produção de conteúdos ao longo do ano letivo. Os influenciadores eleitos foram a Catarina Perez e o Tomás Silva.

Seguidos por milhares de crianças com idades entre os 6 e os 12 anos, estes influenciadores foram essenciais na produção de conteúdos family friendly. Por estas razões, foram selecionados para apoiar a campanha Leva o Estudo a Outro Nível da app EV Smart Book.

EV Smart Book

RESULTADOS

No primeiro trimestre da campanha, entre outubro e dezembro de 2018, a aplicação EV Smart Book foi descarregada mais de 100.000 vezes.

No Facebook foram conquistados mais de 2.000 gostos e no Instagram, mais de 1.200 seguidores. Com as campanhas de publicidade levámos, neste período, mais de 32.000 pessoas à Landing Page.

Estes são resultados bastante positivos para o Grupo Porto Editora e reflexo de um trabalho cuidadoso e empenhado nas várias frentes de uma estratégia conjunta entre a Opal e a Brandtellers de Transmedia Storytelling!

WhatsApp chat