Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
28 Dez 23

2024 à vista: Fique de olho nestas tendências de Marketing Digital!

2024 à vista: Fique de olho nestas tendências de Marketing Digital!

Quem se aventura na área do Marketing Digital adoraria ter um horóscopo mágico que mostrasse as tendências que vão ter um “boom” nos próximos anos. Infelizmente, esse horóscopo não existe. Resta-nos manter os olhos bem abertos e tentar traçar algumas previsões. Neste artigo, guiamo-lo pelas tendências que achamos que deve ter debaixo de olho em 2024:

Inteligência artificial e automação de respostas

A inteligência artificial (IA) parece que veio para ficar, e à medida que a AI evolui, a automação de respostas emerge como uma tendência dominante no marketing. Tudo indica que os Chatbots vão ser mais sofisticados e capazes de prometer respostas instantâneas, interações personalizadas e contextuais, enriquecendo a experiência do cliente. Gostava de estreitar a relação com o seu cliente? Siga esta tendência, e aprenda a tirar o melhor proveito da IA!

Marketing de humanização

Enquanto a IA e a automação de respostas se fortalecem, surge uma contra-tendência notável: a procura pela humanização. Num mundo digital cada vez mais automatizado, parece que a valorização das conexões humanas e autênticas tem aumentado. O desafio passa pelas empresas estarem preparadas para encontrar o equilíbrio entre a eficiência da IA e a empatia humana, através de estratégias que combinem o poder da tecnologia com a personalização e o toque pessoal. A sua empresa está preparada para fazer a ponte entre tecnologia e emoção?

Marketing personalizado

A procura por um toque pessoal e distintivo, resulta na tendência crescente do marketing personalizado. Os consumidores anseiam por experiências sob medida, onde se sintam reconhecidos e compreendidos. Estratégias que utilizam dados para personalizar campanhas, desde recomendações de produtos até mensagens direcionadas, demonstram-se essenciais para conquistar a lealdade do cliente, através do marketing digital. Aposte na personalização e mostre ao seu cliente que o conhece!

Assistentes virtuais e SEO

A necessidade de otimizar o tempo de pesquisa, abre portas para a crescente utilização de assistentes virtuais como Siri, Alexa e Google Assistant, assim, a otimização da pesquisa por voz será outra tendência de 2024. As estratégias de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) devem ser adaptadas para darem melhor resposta às consultas de voz, com conteúdo mais natural e focado em perguntas frequentes. A sua empresa investe em SEO? Então certamente irá destacar-se!

Conteúdo curto e imersivo

Nesta questão da otimização de tempo, a procura por conteúdo em vídeo, especialmente curto, é uma tendência que tão cedo não sairá do mundo digital. A era da informação rápida realça a importância de narrativas envolventes em vídeos curtos, stories e outros formatos de fácil digestão. Além disso, tudo aponta que a inclusão de elementos imersivos em vídeos irá ganhar destaque. Prevê-se um aumento expressivo de vídeos interativos e personalizados, nos quais as marcas pretendem envolver os espectadores ativamente, oferecendo uma experiência mais envolvente, personalizada e memorável. Está preparado para apostar neste tipo de conteúdo?

Realidade virtual e aumentada

E por falar em conteúdo imersivo, a realidade virtual (VR) e aumentada (AR) também parecem fazer parte do futuro do Marketing Digital. Pouco a pouco, deveremos começar a ver as marcas a apostar na criação de experiências imersivas e interativas para proporcionar uma conexão mais profunda com os seus produtos ou serviços, como por exemplo, campanhas publicitárias baseadas em AR, que permitirão aos clientes visualizar os produtos no seu próprio ambiente antes de tomar decisões de compra. Esta tendência marcará uma nova era de interação marca-cliente, acredite!

O futuro é uma incógnita, sem dúvida, existem muitas novidades e surpresas, a evolução continua, e a melhor estratégia é estar preparado para se adaptar. Ficou interessado em saber mais? Contacte-nos!

A Brandtellers é especialista em Marketing Digital.

Share