Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
06 Mai 24

Era uma vez o Storytelling no Marketing Digital

Era uma vez o Storytelling no Marketing Digital

A arte de criar narrativas capazes de prender a atenção do público, envolvê-lo emocionalmente e influenciar as suas percepções e ações tem um nome: storytelling! Como qualquer arte, para a saber dominar, é necessário entender o que fazer e o que evitar.

COMO COMEÇAR?

Escolha um protagonista

Sim, sabemos que é óbvio, mas nunca é demais relembrar a importância de conhecer o público-alvo. Conhecer as características demográficas, interesses, comportamentos, necessidades e desejos do seu público-alvo é o caminho certo para começar a tecer os fios de uma narrativa que impacte, inspire e motive à ação desejada.

Conheça a personagem

Será que o público quer compreender todas as especificações técnicas do produto? Talvez procure entender como pode melhorar a sua vida e os benefícios são o que verdadeiramente motiva a tomar uma ação. Concentre-se em comunicar de forma clara e convincente como o seu produto ou serviço pode entregar valor e satisfazer necessidades!

Qual a moral da história?

Para onde podemos direcionar a flecha, se não existe um alvo a atingir? Seja conquistar novos clientes, aumentar as vendas ou fortalecer a presença da marca: ter um objetivo bem definido deve ser o primeiro passo. Clareza ajuda a direcionar os esforços e recursos na orientação certa, evitar dispersões e maximizar resultados.

 

NÃO COMETA ESTES ERROS!

Desvalorizar o call-to-action nunca mais

No fim da sua narrativa, o que pretende que o seu público faça? Comprar o produto, subscrever a newsletter, visitar o site? Direcione o seu potencial cliente e inclua sempre um call-to-action claro, direto e convincente que facilite o próximo passo. Indicar a direção desejada permite transformá-lo num participante ativo da sua narrativa.

Sobrecarregar com informação

Sobrecarregar com excesso de informação pode ser um tiro no pé. Os pontos-chave da sua narrativa devem ser transmitidos de forma clara e concisa. Ao simplificar a mensagem, torna-se mais fácil para o seu público absorver, entender e reter a informação. Aqui, menos é mais!

Ter medo de ser diferente

Porquê seguir a corrente quando se pode nadar contra a maré? As grandes histórias surgem daqueles que se aventuraram a seguir novas rotas. Ousar ser diferente faz com que uma marca se destaque na mente dos consumidores e se distinga da concorrência. Abrace a autenticidade, seja ousado e crie histórias únicas.

Para seguir as boas práticas de storytelling este artigo não poderia terminar sem um call-to-action: contacte-nos e descubra o que podemos fazer pela sua marca!

A Brandtellers é especialista em Marketing Digital e Storytelling.

Share