Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
07 Set 21

Marketing de nostalgia vs Millennials

Marketing de nostalgia vs Millennials

Nostalgia é uma expressão que transmite saudade de momentos passados, combinados com o desejo emotivo de regresso, estimulados pelas memórias dos melhores momentos e das relações que experienciaram no passado.

Está comprovado cientificamente que os humanos sentem nostalgia pelo menos uma vez por semana, aumentando este sentimento quando expostos a emoções menos positivas como o stress.

sentimento de saudade nos consumidores, através da criação de uma ligação emocional, fator crucial para a relação do consumidor e da empresa. A nostalgia cria um laço emocional entre a marca e os seus consumidores. Ao tocar em triggers como o combate à solidão e a ansiedade na vontade de “matar a saudade” de um tempo em que as coisas eram diferentes, através da aquisição de produtos e serviços de identificação, o marketing torna-se altamente poderoso falando diretamente aos sentimentos e desejos do seu público-alvo.

Na mente de quem não pertence à geração millennial surge muitas vezes a pergunta de como é que alguém sente nostalgia por algo que nunca viveu ou conheceu. Contudo, a geração millennial demonstra que, no que respeita à escolha e aquisição de produtos, é a geração que mais se liga ao sentimento, nunca se relacionando com produtos ou serviços que não estejam maioritariamente ligados a fatores emotivos.

Na verdade, os millennials cresceram em simultâneo com a expansão da Internet, o que condiciona totalmente os seus hábitos e modo de vida, levando a que não concebam uma existência sem Internet ou ligação digital. Porém, os indicadores apontam para o facto de que os jovens e adultos desta geração acusam a falta de um tempo em que as coisas eram mais simples, menos supérfluas e mais naturais.

A comprová-lo está o facto de que esta geração já se destaca no crescimento do comércio de produtos vintage e retro. Curiosamente, observamos esta geração cada vez mais interessada nos discos de vinil, nas embalagens mais antigas dos produtos, em certos tipos de roupa ou até mesmo em bandas como os Rolling Stones ou os famosos Beatles, saudosa de um “mood” que apesar de nunca ter experienciado, lhes transmite uma ideia e um estado de espírito de culto, associado a estes tempos.

É de facto muito importante valorizar esta geração no que diz respeito ao mercado, pois estes representam grande parte da percentagem de atuais consumidores.

As marcas preocupam-se em permanecer na mente e no coração dos seus consumidores usando como ferramenta a ligação emocional. Efetivamente, a nostalgia ameniza os sentimentos de stress e solidão, o que proporciona às marcas que utilizam o marketing de nostalgia a vantagem de conseguirem a lealdade dos seus consumidores.

É este o poder do marketing e a força da comunicação, capaz de gerar uma ligação emocional de saudade e nostalgia, entre um público e um tempo, que ele mesmo nunca viveu!

A Brandtellers é especialista em marketing digital e Google Partner. Contacte-nos e saiba o que podemos fazer pela sua marca!

Share